Dhcp (Pfsense ou Windows Server?)
-
Amigos bom dia tudo bem?
Estou com uma grande dúvida sobre aonde deixar o Dhcp na estrutura que tem o Pfsense.
Eu de costume utilizo o Dhcp no Pfsense (não gosto desse serviço rodando em Microsoft).
Meu gerente falou que devemos retirar do Pfsense dos clientes o Dhcp e colocar no windows server pois assim o Dns funciona com mais facilidade.
Isso procede?
O que posso utilizar de argumento?
-
Bom dia amigo!
Aqui na empresa eu utilizo o pfSense como servidor DHCP, acho bem mais prático. Já o DNS utilizo no Windows Server, e funciona perfeitamente.
Nunca tive problema por utilizar os dois serviços em plataformas diferentes.
Um abraço.
-
Amigo recomendo uso de Pfsense com Firewall, VPN, IPSec so mente
-
Não fazer nenhuma diferença, pois o DNS é ourto serviço.
-
Sim.. mas o serviço de dhcp do sense e do windows server é o mesmo?
-
Na minha opinião não faz diferença alguma, é tudo uma questão de gosto, no quesito desempenho não há diferença.
Possuo clientes com o DHCP no Windows Server e alguns com DHCP no pfSense.
-
Sim.. mas o serviço de dhcp do sense e do windows server é o mesmo?
Faz a mesma coisa, claro que não é o mesmo, o do Windows é proprietário.
A pergunta é: o DNS server é qual? pfSense ou Windows?
-
DNS no Rwindows so pra AD mesmo
-
Eu particularmente prefiro ter o DC,AD,DHCP,DNS no Windows Server e utilizar o Sense de Firewall, depende do design da sua estrutura, eu utilizo o PFS como firewall de borda.
-
Há uma diferença sim entre os serviços DHCP da Microsoft e do PFSENSE…. que inclusive é bem incômoda:
O PFSENSE não permite a reserva de um IP caso este pertença a um POOL já definido.
Exemplo: caso já exista um POOL que vai do IP final 10 ao IP final 40, não será possível reservar o IP final 25, pois o mesmo já pertence a um POOL DHCP.Eu pessoalmente deixaria o DHCP no Windows, mas apenas por causa deste inconveniente.
-
Boa noite,
Só acho que seu gerente está confundindo AD+DNS com DHCP+DNS.
Quem faz uma bela dupla é o AD com o DNS.
Eu prefiro deixar o DHCP no PFSense.
Abraços.
-
Boa Noite,
Na minha opinião o melhor mesmo é deixar o DHCP no Windows Server, desta forma a atualização do nome dos Hosts quando houver troca de IP se torna mais fácil, pois o DHCP do Windows Server pode fazer a atualização do DNS de forma automática.
Exemplo:
No seu DNS existe o host xyz.dns.local que resolve para o IP 10.10.10.10, mas digamos que a sua maquina XYZ mudou de IP para 10.10.10.20, desta forma o DHCP ira fazer a atualização do DNS xyz.dns.local com novo IP 10.10.10.20.
Caso seu DHCP fique no pfSense essa atualização dinâmica torna-se mais complicada.
Espero ter ajudado.
-
Usa o dhcp do AD e no pfsense configura o DHCP Relay.
-
Usa o dhcp do AD e no pfsense configura o DHCP Relay.
DHCP Relay somente é necessário caso o seu Servidor de AD/DHCP não esteja na mesma rede onde você deseja ativar o Serviço de DHCP.
Exemplo:
Se você tiver duas redes uma ADMINISTRATIVA e outra para VISITANTES, neste caso supomos que você queria que o seu servidor de AD seja o Servidor de DHCP das duas redes, porem o seu servidor esta fisicamente apenas na sua rede ADMINISTRATIVA, neste caso você vai ter que configurar o pfSense como servidor de DHCP RELAY para enviar as requisições da rede VISITANTES para o Servidor AD que esta na sua rede ADMINISTRATIVA.
Então você ativa o servidor de DHCP Relay no Servidor pfSense marcando apenas a interface da Rede VISITANTES e aponta o IP do seu Servidor de AD, e não esqueça de criar o Pool correto no seu Servidor de AD/DHCP.
-
Eu trabalho da seguinte maneira: Meu resolver DNS é o AD e o meu DHCP é o pfsense, tudo funcionando perfeitamente. Eu só deixo o AD como DNS por virtude de umas regras via script na minha rede (mapeamento de impressora e mapeamento de pastas em redes etc).