Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Dhcp (Pfsense ou Windows Server?)

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    15 Posts 12 Posters 3.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      rafamaximo2014
      last edited by

Amigos bom dia tudo bem?

Estou com uma grande dúvida sobre aonde deixar o Dhcp na estrutura que tem o Pfsense.

Eu de costume utilizo o Dhcp no Pfsense (não gosto desse serviço rodando em Microsoft).

Meu gerente falou que devemos retirar do Pfsense dos clientes o Dhcp e colocar no windows server pois assim o Dns funciona com mais facilidade.

Isso procede?

O que posso utilizar de argumento?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • S
        stevemprado
        last edited by

Bom dia amigo!

Aqui na empresa eu utilizo o pfSense como servidor DHCP, acho bem mais prático. Já o DNS utilizo no Windows Server, e funciona perfeitamente.

Nunca tive problema por utilizar os dois serviços em plataformas diferentes.

Um abraço.

• F
          fgsou
          last edited by

Amigo recomendo uso de Pfsense com Firewall, VPN, IPSec  so mente

• T
            tomaswaldow
            last edited by

Não fazer nenhuma diferença, pois o DNS é ourto serviço.

Tomas @ 2W Consultoria

• R
              rafamaximo2014
              last edited by

Sim.. mas o serviço de dhcp do sense e do windows server é o mesmo?

• L
                leoescarpellin
                last edited by

Na minha opinião não faz diferença alguma, é tudo uma questão de gosto, no quesito desempenho não há diferença.

Possuo clientes com o DHCP no Windows Server e alguns com DHCP no pfSense.

Att,
                Leonardo Escarpellin

• T
                  tomaswaldow
                  last edited by

@rafamaximo2014:

Sim.. mas o serviço de dhcp do sense e do windows server é o mesmo?

Faz a mesma coisa, claro que não é o mesmo, o do Windows é proprietário.

A pergunta é: o DNS server é qual? pfSense ou Windows?

Tomas @ 2W Consultoria

• S
                    sevenstones
                    last edited by

DNS no Rwindows so pra AD mesmo

• V
                      vsaad
                      last edited by

Eu particularmente prefiro ter o DC,AD,DHCP,DNS no Windows Server e utilizar o Sense de Firewall, depende do design da sua estrutura, eu utilizo o PFS como firewall de borda.

• F
                        fernandofolha
                        last edited by

Há uma diferença sim entre os serviços DHCP da Microsoft e do PFSENSE…. que inclusive é bem incômoda:

O PFSENSE não permite a reserva de um IP caso este pertença a um POOL já definido.
                        Exemplo: caso já exista um POOL que vai do IP final 10 ao IP final 40, não será possível reservar o IP final 25, pois o mesmo já pertence a um POOL DHCP.

Eu pessoalmente deixaria o DHCP no Windows, mas apenas por causa deste inconveniente.

• R
                          rogeriorabelo
                          last edited by

Boa noite,

Só acho que seu gerente está confundindo AD+DNS com DHCP+DNS.

Quem faz uma bela dupla é o AD com o DNS.

Eu prefiro deixar o DHCP no  PFSense.

Abraços.

• J
                            jpaulofraga
                            last edited by

Boa Noite,

Na minha opinião o melhor mesmo é deixar o DHCP no Windows Server, desta forma a atualização do nome dos Hosts quando houver troca de IP se torna mais fácil, pois o DHCP do Windows Server pode fazer a atualização do DNS de forma automática.

Exemplo:

No seu DNS existe o host xyz.dns.local que resolve para o IP 10.10.10.10, mas digamos que a sua maquina XYZ mudou de IP para 10.10.10.20, desta forma o DHCP ira fazer a atualização do DNS xyz.dns.local com novo IP 10.10.10.20.

Caso seu DHCP fique no pfSense essa atualização dinâmica torna-se mais complicada.

Espero ter ajudado.

• empbillyE
                              empbilly
                              last edited by

Usa o dhcp do AD e no pfsense configura o DHCP Relay.

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• J
                                jpaulofraga
                                last edited by

@empbilly:

Usa o dhcp do AD e no pfsense configura o DHCP Relay.

DHCP Relay somente é necessário caso o seu Servidor de AD/DHCP não esteja na mesma rede onde você deseja ativar o Serviço de DHCP.

Exemplo:

Se você tiver duas redes uma ADMINISTRATIVA e outra para VISITANTES, neste caso supomos que você queria que o seu servidor de AD seja o Servidor de DHCP das duas redes, porem o seu servidor esta fisicamente apenas na sua rede ADMINISTRATIVA, neste caso você vai ter que configurar o pfSense como servidor de DHCP RELAY para enviar as requisições da rede VISITANTES para o Servidor AD que esta na sua rede ADMINISTRATIVA.

Então você ativa o servidor de DHCP Relay no Servidor pfSense marcando apenas a interface da Rede VISITANTES e aponta o IP do seu Servidor de AD, e não esqueça de criar o Pool correto no seu Servidor de AD/DHCP.

• danilosv.03D
                                  danilosv.03
                                  last edited by

Eu trabalho da seguinte maneira: Meu resolver DNS é o AD e o meu DHCP é o pfsense, tudo funcionando perfeitamente. Eu só deixo o AD como DNS por virtude de umas regras via script na minha rede (mapeamento de impressora e mapeamento de pastas em redes etc).

:)
                                  |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                                  |Skype: danilosv.03

• First post
                                    Last post
                                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.