Alta Disponibilidade | CARP | High Availability | Cluster (RESOLVIDO)



  • Ola pessoal do fórum, tenho uma duvida talvez alguém já passou por isso aqui!!!

    Tenho 2 servidores com PFsense instalado ambos tem 2 placas de rede WAN e LAN, e todos howto's que eu li, o ambiente são 3 placas de redes física.

    WAN
    LAN
    SYNC - PARA SINCRONIA DOS 2 SERVIDORES COM CABO CROSS.

    Como não tenho uma 3º interface, eu criei uma bridge,fui em Interfaces > Interface Assignments > Bridges. Adicionei uma interface.

    INTERFACE = BRIDGE0
    MEMBERS = LAN
    DESCRIPTION = SYNC

    Fui em Interface Assignments, e adicionei uma nova interface OPT1 - BRIGDE0.

    Criei a regra de firewall - nos 2 servidores para se comunicarem liberando "any" qualquer coisa  apenas  para fazer um ping.

    E funcionou o ping do 10.10.10.1(PFsense1 INTERFACE BRIDGE0), eu consigo pingar o 10.10.10.2(PFsense2 INTERFACE BRIDGE0) e vice e versa, mas ficou uma dúvida, será que essa é a melhor opção ?

    Estou fazendo da maneira correta? até porque o normal é usar 3 placas!

    Muito obrigado a todos.



  • Não precisa da bridge. Quando não se tem disponibilidade de vlan ou outra interface de rede, passa o sync pela lan mesmo.



  • Salvando.com.br marcelloc kkkk

    Muito obrigado!!!

    Vou dar continuidade nas config!



  • Aproveitando o gancho. Tenho uma instalação bem parecida rm dois clientes. A diferença é que adicionei apenas uma interface de rede no pfsense e coloquei ela como LAN. Depois adicionei a WAN e a interface de sincronismo como vlan 1001 e 1002. Esta tudo funcionando, inclusive o CARP porem em alguns momentos a rede da umas travadas perde ping para alguns hosts. Desconfio que seja a comunicação do CARP via multicast. Alguém já enfrentou algum problema parecido?