Configurar Ip Fixo e DHCP na Lan
-
pessoal aqui no trabalho tem um BFW, com duas saidas de redes ( 192.168.123.1 e 192.168.160.1).
sendo que essas duas faixas entram no mesmo Switch, e distribui para rede local e outras unidades através de enlaces(ponto a ponto).
estou querendo tirar esse BFW e implantar o PFsense, a dúvida é, me parece que o mesmo foca mais em DHCP, em como deixar mesmo em DHCP e setar IP fixo nas estações, ou vcs teriam outra sugestão
-
O serviço de DHCP do pfSense não é foco de nada, é só mais um serviço disponível.
A reserva de ip dele é feita fora do range disponível no DHCP. Se dentro da sua faixa de ip /24 você definir que o DHCP entrega da 100 a 180, então pode fazer reservas em qualquer ip do seu /24 antes iu depois da faixa 100-180
-
ok, e essa questão de usar duas ranges de ip no switch
é pq aqui tem o monitoramento das cameras
-
Não é a configuração ideal ter duas faixas de ip no mesmo segmento de rede.
Nao esqueça de colocar na lan, um alias para o gw da segunda rede. Mas por definição do protocolo e melhores práticas, use somente um DHCP por segmento.
-
se tem câmeras, faça uma VLAN
o trafego de cameras é intenso e prejudica o resto da rede.
separe. -
como eu montaria essas vlans, o acesso de cada unidade(filial) é por ponto a ponto, enlaces.
não existe internet local
-
como eu montaria essas vlans, o acesso de cada unidade(filial) é por ponto a ponto, enlaces.
não existe internet local
morais, o ideal é que tu antes de tudo dê uma pesquisada sobre vlans e como criá-las. No youtube tem ótimos videos explicando o funcionamento e configuração em vários equipamentos.
https://www.youtube.com/results?search_query=trabalhando+com+vlans
-
ok, e essa questão de usar duas ranges de ip no switch
é pq aqui tem o monitoramento das cameras
Eu faço redes fisicamente separadas, câmera gera bastante trafego.
VLAN como foi dito é uma solução se não pode passar outro cabo.