Troquei a placa de rede e o firewall desconfigurou todas as placas e agora?
-
Amigos, alguém já precisou trocar a placa de rede do Pfsense?
meu pfsense tem 6 placas de rede em uma tenho duas vlans, mas duas placas (uma sem uso e uma Wan) estavam pegando só 100mb, desliguei o server e troquei as placas de rede e pra minha surpresa o firewall perdeu as configurações de todas as placas de rede, eu até tentei setar as placas de rede novamente mas não funcionou de jeito nenhum, tive que voltar as placas e ainda restaurar o backup pois nem com as placas antigas conseguia acessar.
Versão 2.3.3-RELEASE-p1Qual a melhor forma de trocar as placas de rede sem desconfigurar as demais placas?
-
Normalmente ao trocar e setar novamente já funciona. Você verificou se as placas novas são suportadas pelo freebsd?
-
Qual a melhor forma de trocar as placas de rede sem desconfigurar as demais placas?
depois que você souber qual é o nome da nova placa de rede no sistema operacional, você tem algumas opções. Vou descrever as duas mais práticas.
Vamos supor que as interfaces mudaram de em0,em1,… para xn0,xn1,...
-
opção 1. antes de substituir as interfaces no servidor, via console digite viconfig, localize a seção de interfaces e altere direto no xml o nome delas, salve o arquivo e de um shutdown no servidor
-
opção 1. antes de substituir as interfaces no servidor, faça um backup do xml, salve na sua maquina, abra no notepad, notepad++,etc localize a seção de interfaces e altere direto no xml o nome delas. salve o arquivo e faça um restore na maquina.
Nas duas situações, você instala as maquinas antes do próxima inicialização.
Importante dizer que se 'desfigurar' o xml, seu firewall não vai subir. Portanto, muito cuidado ao alterar o arquivo xml. :)
-