Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFsense como server ddns

Portuguese
    3
    6
    1.1k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      gilberto.lps
      last edited by

Prezados!!

tenho o seguinte cenário:
      matriz: ip publico fixo e pfsense como firewall
      filiais: ip publico dinamico e nenhum firewall

tem como fazer o pfsense receber as atualizaçoes de ip  enviadas pelas filiais periodicamente, e atualizar o os fqdn's cadastrados?

pelo o que eu entendi o serviço de ddns do pfsense é pra quem nao tem ip publico fixo, que nao é o meu caso.

desde já, obrigado pela colaboração!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Em cada filial une um serviço de DDNS.

Tomas @ 2W Consultoria

• G
          gilberto.lps
          last edited by

obrigado Tomas

sim, no caso cada filial ficaria como cliente ddns e o server seria o pfsense na matriz. para que cada filial enviasse os seu respectivos ips publicos para a matriz eu usaria algum programa disponivel ou na pior das hipoteses criaria um. o maior desafio e fazer o pfsense atualizar-se com as informações orinduas das filiais. Uma das opçoes que eu estou estudando é o "allow update'" do bind, mas ainda nao consegui enteder se é possível.

• C
            chipbr
            last edited by

você não explicou exatamente o QUE quer fazer, mas enfim
            uma das maneiras é você instalar o cliente DDNS nas filiais, e com isso ele atualizará periodicamente seu IP para o "DNS" escolhido no serviço de DDNS.

na matriz, você cria um alias das filiais que aponta para o NOME DDNS delas, e não para o IP
            dai, basta usar o alias para suas regras que vai funcionar, pois toda vez que precisar, a matriz irá resolver o nome e obter o DNS mais recente das filiais.

no meu caso aqui tenho um bom exemplo: tenho um acesso remoto liberado em um servidor para nossa contabilidade, que tem um ADSL ip dinâmico. Pedi que eles instalassem um serviço de DDNS lá (acho que o técnico fez no próprio router DLINK) e no pfsense eu fiz minha regra de liberação para o DNS deles, e não para o IP.

funciona perfeitamente

• G
              gilberto.lps
              last edited by

obrigado chipbr

desculpe se nao consegui me expressar direito, mas, o que eu quero é justamente nao usar um ddns de terceiro, gostaria de ter um próprio, visto que tenho ip fixo na matriz e fica fácil de enviar informação das filiais. Veja, o no-ip era free, agora tem uma versão free bem limitada e se quiser uma solução mais completa vai ter que pagar, é uma questão de tempo até que os outros serviços free façam a mesma coisa.

novamente, agradeço pela força!

• T
                tomaswaldow
                last edited by

Voce pode usar um serviço de DDNS da https://www.dnsexit.com/ com seu proprio dominio.

Tomas @ 2W Consultoria

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.