Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problemas DNS

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 4 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      laurislucas
      last edited by

Pessoal,

Duvidas…

Possuo PFSense como Gateway da minha rede e ativei o DHCP dele, uso proxy transparente e não uso AD..

O que ocorre?

Quando ativei o PFSense as máquinas pingavam IP externo mas não resolviam nome no navegador, e quando eu testei o DNS Lookup do PFS ele resolvia foi ai que comecei a mexer no DNS e não dava certo então resolvi reiniciar o PFS e funcionou… Talvez reiniciando ele deve ter ativado algo não sei.
      Cheguei a procurar algumas coisas mas cada cenário é um cenário e as resoluções são diferentes

Neste caso gostaria de saber 2 coisas:

1- Eu aponto meu DNS para o Google gostaria de saber se a configuração na qual deixei esta correta, senão o que poderia alterar?

2 - É possível que ao mexer no squidguard o DNS pare de funcionar e só normaliza após reboot do PFS?
      imagem5.jpg
      imagem5.jpg_thumb
      imagem1.jpg
      imagem2.jpg
      imagem3.jpg
      imagem4.jpg

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • empbillyE
        empbilly
        last edited by

Se em System > General Setup tu configurou o DNS, a principio esta correto. Algumas imagens não estão ok.

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

Quando você passa o tráfego pelo proxy, a resolução do site é feita pelo dns que está configurado nele.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• L
            laurislucas
            last edited by

Entendi, eu uso proxy sim…
            Se minhas configurações de DNS estiverem corretas, o problema pode estar na configuração do cache?

imagem1.jpg
            imagem1.jpg_thumb
            imagem2.jpg
            imagem2.jpg_thumb
            imagem3.jpg
            imagem3.jpg_thumb
            imagem4.jpg
            imagem4.jpg_thumb
            imagem5.jpg
            imagem5.jpg_thumb

• G
              GustavoPru
              last edited by

Apenas por curiosidade, você tentou fazer algum dos  testes abaixo:

1 - Na configuração do DNS, em System > General Setup, você tentou desabilitar a função "DNS Server Override"?

2 - Na configuração do DNS, em DHCP Server > Opção "DNS servers", você chegou a colocar o IP do seu pfSense?

Particularmente tenho muito curiosidade em saber se você tentou o passo 2. Um amigo meu teve um problema assim e fez o passo 2 e resolveu.

Passe adiante todo conhecimento que adquiriu.

• L
                laurislucas
                last edited by

Desculpe pela demora, irei novamente retomar aos testes pois obtive alguns imprevistos… Vou atualizando

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.