Problemas DNS
-
Pessoal,
Duvidas…
Possuo PFSense como Gateway da minha rede e ativei o DHCP dele, uso proxy transparente e não uso AD..
O que ocorre?
Quando ativei o PFSense as máquinas pingavam IP externo mas não resolviam nome no navegador, e quando eu testei o DNS Lookup do PFS ele resolvia foi ai que comecei a mexer no DNS e não dava certo então resolvi reiniciar o PFS e funcionou… Talvez reiniciando ele deve ter ativado algo não sei.
Cheguei a procurar algumas coisas mas cada cenário é um cenário e as resoluções são diferentesNeste caso gostaria de saber 2 coisas:
1- Eu aponto meu DNS para o Google gostaria de saber se a configuração na qual deixei esta correta, senão o que poderia alterar?
2 - É possível que ao mexer no squidguard o DNS pare de funcionar e só normaliza após reboot do PFS?
imagem1.jpg
imagem2.jpg
imagem3.jpg
imagem4.jpg -
Se em System > General Setup tu configurou o DNS, a principio esta correto. Algumas imagens não estão ok.
-
Quando você passa o tráfego pelo proxy, a resolução do site é feita pelo dns que está configurado nele.
-
Entendi, eu uso proxy sim…
Se minhas configurações de DNS estiverem corretas, o problema pode estar na configuração do cache?
-
Apenas por curiosidade, você tentou fazer algum dos testes abaixo:
1 - Na configuração do DNS, em System > General Setup, você tentou desabilitar a função "DNS Server Override"?
2 - Na configuração do DNS, em DHCP Server > Opção "DNS servers", você chegou a colocar o IP do seu pfSense?
Particularmente tenho muito curiosidade em saber se você tentou o passo 2. Um amigo meu teve um problema assim e fez o passo 2 e resolveu.
-
Desculpe pela demora, irei novamente retomar aos testes pois obtive alguns imprevistos… Vou atualizando