Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Erro dhcp mesmo ip

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 1.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      ronijanuario
      last edited by

Alguém sabe se tem como amarrar o mesmo ip com 2 macs diferentes no dhcp-server???????????

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • K
        KFellipe
        last edited by

Não sei se isto seria possível, o pfSense deixa você inserir somente um MAC adress para cada mapeamento estático que você atribui ao servidor DHCP. E estes IPs estáticos devem ficar fora da range de IPs criada para o servidor DHCP.

• R
          ronijanuario
          last edited by

Pelo painel acredito que não tenha mesmo ja que da um erro quando faço a configuração.
          Acredito que pelo shell tenha uma forma de resolver isso.
          No meu dhcp que e feito manualmente no linux eu consigo fazer essa modificação sem problema.

• K
            KFellipe
            last edited by

Não vou saber te falar sobre configurações que podem ser feitas pelo shell no pfSense, mas se ele trata esta configuração como errada na WebGUI, é porque pode causar inconformidades de acesso.

Não sei o por que da sua necessidade, porem, ainda acho melhor atribuir um IP para cada MAC para uma analise melhor em logs de acesso do firewall e do squid, caso você possua, mesmo que se trate da mesma pessoa utilizando dois computadores diferentes.

Também tem a possibilidade de criação de Aliases, onde você pode agrupar os IPs que pertencem a uma só pessoa, ou separar grupos de IP por setor da empresa, etc…

• N
              NewPR
              last edited by

@ronijanuario:

Alguém sabe se tem como amarrar o mesmo ip com 2 macs diferentes no dhcp-server???????????

Desculpe a pergunta, mas pq isto lhe seria util?

É que até onde me lembro não tive a necessidade de ter um IP para dois dispositivos distintos. A nao ser que para determinado IP eu tinha certo controle e precisava usar ele em outra maquina para testes. Mas neste caso eu mantia apenas um equipamento on.

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.