Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema com NAT

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    2 Posts 2 Posters 621 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      avarela
      last edited by

Ola,

Nesse momento a empresa esta a mudar a rede de comunicação de linha adsl para fibra óptica. Estamos a tentar imigrar todos os serviços que temos na nossa rede da linha adsl para fibra óptica. Mas infelizmente não estou a conseguir passar alguns serviços para a fibra óptica, nomeadamente um servidor web que é acedido externamente. Cheguei a parte das regras de firewall e NAT, até agora ja passei dois dias a volta disto mas ainda não consegui nada ….

Minha estrutura é a seguinte.

WAN (wan)      -> v4: 192.168.1.97
      LAN (lan)          -> v4: 172.16.0.250
      Gateway            -> v4: 192.168.1.254 que provem do router através da ligação da fibra óptica

A minha interface WAN esta configurada para modo de DHCP, que recebe o endereço ip do router (192.168.1.97). PFsense não é o meu gateway principal, mas consigo aceder a internet através da interface wan, mas quando tento aceder o meu servidor web externamente, não consigo abrir a porta.

A minha configuração de NAT:

interface:WAN
      Protocol:TCP
      Source address:any
      Source Ports:Any
      Dest. Address:WAN ADDRESS
      Dest. Ports:8080
      NAT IP:192.168.0.250
      NAT PORTS: 8080
      NAT Reflection: use systems default
      Filer rule association: add association filter rule

e fiz algumas configurações no nat, firewall->Advanced->NAT->

NAT Reflection mode: pure NAT
      Enable NAT:check
      Enable Automatic outbound:check

por favor alguém poderia me ajudar porque da minha regra não esta a funcionar?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

@avarela:

A minha interface WAN esta configurada para modo de DHCP, que recebe o endereço ip do router (192.168.1.97). PFsense não é o meu gateway principal, mas consigo aceder a internet através da interface wan, mas quando tento aceder o meu servidor web externamente, não consigo abrir a porta.

O problema está aqui. Quando o pacote passa pelo nat do pfsense, vai chegar no servidor web com o ip do cliente e o gateway do servidor web vai mandar o pacote para o seu outro gateway.

Você tem duas opções para resolver o seu problema. Ou você muda o gateway do servidor web ou cria um outbound nat no pfSense para mascarar o ip do cliente web com o ip da lan do seu firewall.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • First post
          Last post
        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.