Jail virtualizada com VLAN (dúvida)



  • Boa tarde.

    Estou estudando o conceito de Jail para criar um ambiente de testes para a faculdade. Meu professor me orientou a não realizar a criação da Jail direto no pfSense, mas sim criar maquinas virtualizadas que ficariam separadas da minha rede principal em uma VLAN, estas máquinas por exemplo poderiam ficar em um único computador ou servidor.

    A respeito de VLAN, possuo um Switch gerenciável, bastando somente realizar as configurações de trunk port em conjunto com as configurações das portas da VLAN caso a mesma seja configurado nele.

    Para este ambiente acima tenho em mente, caso seja possível, fazer uma rede virtualizada interna onde esta seja visível ao pfSense e comandada por ele, e que o computador que hospedar estes hosts virtualizados, fique na minha rede padrão, fora desta VLAN de hosts "fakes", o conceito aqui é o padrão em VLAN, onde os hosts de uma rede não podem se comunicar com os de outra.

    Não sei qual programa para virtualização seria interessante para aplicar isto, eu precisaria de pelos menos 6 hosts fakes para simular o ambiente, possuo hardware para suportar isto. Mas como consigo realizar a criação desta VLAN sem o gerenciamento do switch, pois os hosts não vão estar conectados diretamente a ele, seria possível tudo isto? Ou eu deveria deixar o computador hospedeiro separado nesta VLAN?



  • Tua duvida não é a respeito do pfsense.

    Talvez o que tu possa fazer é dar uma olhada no GNS3. Pesquise sobre.



  • Eu vou pesquisar sobre isto, mas a duvida é relacionada ao pfSense. Gostaria de saber se criando uma VLAN no pfSense, eu consigo "sincronizar" ela com a LAN interna das maquinas virtuais. A rede ficaria como na imagem abaixo, porem, as maquinas "Jail" estariam hospedadas em um dos servidores.

    ![Rede com VLAN simulando Jail.png](/public/imported_attachments/1/Rede com VLAN simulando Jail.png)
    ![Rede com VLAN simulando Jail.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Rede com VLAN simulando Jail.png_thumb)