[Resolvido] Configurando o Pfsense com a função do Jana Serve - Gateway Extra
-
Olá, sou novato no uso do Pfsense e faz um tempo que acesso este fórum para resolver vários problema que eu enfrento na configuração do Pfsense e achei varias suluçoes por aqui, mas este problema abaixo estou apanhando muito.
Hoje tenho o Jana Serve da minha rede fazendo o redirecionamento de porta local do Outlook 2010 para o Jana Serve
O cenária é o seguinte no Jana Server:
Na função Gateway Extra: Local Ports(11110)>target server(mail.dominio.com.br)>Target Server Port(110) e Local Ports=11125(SMTP) > target server(mail.dominio.com.br)>Target Server Port(587).Portanto estão tentando configurar esta mesma regra o Pfsense e não estou conseguindo, já pesquisei e apliquei varias regras e sem sucesso.
A ultima configuração que eu deixe no Pfsense são:
Criei uma Aliases porta com o valor 11110 e 11587 e uma Aliases IP com o endereço do servidor de email(GODADDY)
E criei uma NAT:
LAN TCP * 110 (POP3) GODADDY 110 (POP3) GODADDY 110 (POP3)
LAN TCP * SMTP587 GODADDY 587 (SUBMISSION) GODADDY 587E no Outlook o servidor de entrada e saída coloquei o Gateway do Pfsense.
Alguém poderia me ajudar neste cenário? -
Bom dia, olimarcio.
Sinceramente, não entendi exatamente do pq vc precisa fazer esse redirecionamento de e-mails, mas vamos ver se eu consigo te ajudar em alguma coisa.
Obs.: Nunca precisei redirecionar portas de e-mail.Bom, na sua configuração de NAT, eu faria ele na WAN (ao invés da LAN, como você fez), descrevendo o "Source Address" como a minha LAN. Depois eu faria outro NAT, que seria a conexão de entrada do GODADDY para a LAN. Assim, eu teria 2 NATs. Um para mudar a porta de saída e outro para mudar a porta de entrada.
O resto das configurações do NAT eu acho que você colocou certo, mas seria interessante você ter postado um print para ajudar na leitura…
Já no outlook eu não colocaria o pfsense como servidor de entrada e saída, mas o próprio GODADDY.
Não sei se isso te ajuda mas tenta aí vai contando o que aconteceu.
-
Olá Gustavo, obrigado pelo seu tempo.
Vou tenta explicar porque precisei fazer esta manobra ha um tempo atrás.
O meu servidor Windows 2008 não funcionou a porta local 110 e 587 nem por decreto, e depois de tanto apanhar deste portas eu pesquise uma outra solução, descobrir o Jana Server que fazia a função de criar uma porta local (11110 POP e 111125 SMTP)e redirecionar para um servidor externo(servidor de email) para a porta 110 e 587. Ai foi a solução, envés do Windows usar a porta local (110 e 587) ele passou a solicitar o servidor Jana server com os porta 11110 e 11125. E istou esta funcionando até hoje, mas surgiu a necessidade de tira o Jana Server cena e ainda meu servidor Windows 2008 executar algumas tarefasVou fazer conforme a sua orientação no Pfsense e post o resultado em breve, valeu.
-
Hum!! Entendi. Então, olimarcio. Nunca passei por esse problema de redirecionamento de portas de e-mail com o pfsense. Aliás, nunca foi necessário fazer isso, uma vez que tal recurso funciona certinho nele.
Como você foi forçado a redirecionar pq o Win2k8 não deixava essas portas funcionarem e no pfsense isso não acontece (ao menos nunca aconteceu comigo), não sei como é a sua estrutura nem quantos clientes e hosts vc tem, mas eu te indicaria tentar usar as configurações de e-mail de forma nativa, ou seja, utilizar as portas reais (110 ou 587) diretamente, sem fazer redirecionamento ou semelhantes. Mas vá reportando se deu certo.
-
Resolvido, com as dicas do GustavoPru.
Valeu pessoal. -
Opa! Que bom!
Ah! Edite o seu primeiro tópico e coloque o [Resolvido] nele.
Flw!