( RESOLVIDO ) FailOver - 2 Wan's com 2 Lan's ( Problema de comunicação )
-
Segue o Cenário.
WAN1 - aaa.aaa.aaa.aaa
WAN2 - bbb.bbb.bbb.bbbLAN1 - ccc.ccc.ccc.ccc
LAN2 - ddd.ddd.ddd.dddBom é o seguinte: Conforme a ilustração de minhas 2 Wans e 2 Lans, configurei um FailOver (Group Gateways) e apliquei nas regras da LAN1 e LAN2.
O FailOver acontece, e funciona perfeito ( Isso na LAN1 ).Após aplicar nas regras o "FailOver", ela para de se comunicar com a rede privada da LAN2.
O que observei:
-
Ao realizar um ping de um cliente da rede LAN1 para rede o GW da LAN2, funciona e tenho retorno do icmp. OK
-
Ao realizar um ping do mesmo cliente (rede LAN1) para algum cliente da rede LAN2 ( sem bloqueio), não vai. =(
2.1) Verifiquei que ele sai ( fiz um tracert ), para internet da WAN1 e não chega nos hosts;
O que tentei:
- Já criei no mesmo cliente da rede LAN1, uma rota da rede LAN2 pelo GW da LAN2, porém sem sucesso! =(
- Tentei ir em "Routing" no FW, mas ele só me dá opção de criar rotas estáticas pelas as WANs.
Alguém pode ajudar ?
-
-
Pessoal resolvido.
Tinha que colocar uma nova regra acima das regras de Load Balance e FailOver, da seguinte forma.
Toda origem da LAN1 sai pelo default gateway quando for para LAN2. Isso fez com que o pfsense entendesse que a minha LAN1 saísse pelo gw correto e enxergasse a rede da LAN2.
Att
;) :) :) :)