Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

( RESOLVIDO ) FailOver - 2 Wan's com 2 Lan's ( Problema de comunicação )

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    2 Posts 1 Posters 402 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P
      pskinfra
      last edited by

Segue o Cenário.

WAN1 - aaa.aaa.aaa.aaa
      WAN2 - bbb.bbb.bbb.bbb

LAN1  - ccc.ccc.ccc.ccc
      LAN2  - ddd.ddd.ddd.ddd

Bom é o seguinte: Conforme a ilustração de minhas 2 Wans e 2 Lans, configurei um FailOver (Group Gateways) e apliquei nas regras da LAN1 e LAN2.
      O FailOver acontece, e funciona perfeito ( Isso na LAN1 ).

Após aplicar nas regras o "FailOver", ela para de se comunicar com a rede privada da LAN2.

O que observei:

1. Ao realizar um ping de um cliente da rede LAN1 para rede o GW da LAN2, funciona e tenho retorno do icmp. OK

2. Ao realizar um ping do mesmo cliente (rede LAN1) para algum cliente da rede LAN2 ( sem bloqueio), não vai. =(

2.1) Verifiquei que ele sai ( fiz um  tracert ), para internet da WAN1 e não chega nos hosts;

O que tentei:

1. Já criei no mesmo cliente da rede LAN1, uma rota da rede LAN2 pelo GW da LAN2, porém sem sucesso! =(
      2. Tentei ir em "Routing" no FW, mas ele só me dá opção de criar rotas estáticas pelas as WANs.

Alguém pode ajudar ?

--
      E-mail: tleite@bsd.com.br
      Whatsapp: (021) 9 6403-5250

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • P
        pskinfra
        last edited by

Pessoal resolvido.

Tinha que colocar uma nova regra acima das regras de Load Balance e FailOver, da seguinte forma.

Toda origem da LAN1 sai pelo default gateway quando for para LAN2. Isso fez com que o pfsense entendesse que a minha LAN1 saísse pelo gw correto e enxergasse a rede da LAN2.

Att
        ;) :) :) :)

--
        E-mail: tleite@bsd.com.br
        Whatsapp: (021) 9 6403-5250

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • First post
          Last post
        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.