Fibra direto no pfSense - Sem o ONT
-
Pessoal, bom dia.
Como muitos, tenho Vivo Fibra instalado em meu local. Não uso TV Fibra nem telefone por IP. Só a internet.
Tenho um pfSense que possui 2 portas para entrada de fibra disponíveis que não estão sendo usadas.
Gostaria de conectar a fibra que chega em casa diretamente no meu pfSense, eliminando aquele Terminal Ont (Blu-castle Bc-ont1b) e o roteador WiFi da Vivo, uma vez que o meu pfSense faz todo o roteamento.
É possível?
Sei que é facilmente "eliminavel" o roteador da Fibra, conectando a saída do ONT no pfSense e configurando a entrada como VLAN10, etc porém, meu interesse é saber como eliminar o terminal ONT, conectando a fibra direto no pfSense.
Alguma ajuda de como proceder?
Tks
-
Esse terminal ONT tem configurações da VIVO. Acredito que tu necessite entrar em contato para realizar as configurações direto no teu pfsense.
-
Tks pelo retorno mas é exatamente este o objetivo de minha dúvida, quais configurações?
O que este ONT faz? apenas converte a midia de fibra para RJ45?
-
gelcom, ainda não sei se é assim mas a vivo utiliza a "VLAN10" para conexão de dados, deixando as outras vlans para outros serviços. Para tirar o ONT você vai precisar do login e senha de autenticação, porque essa conexão de fibra é PPPoE.
Você configura a placa que vai se conectar diretamente com a fibra (sua WAN) com esses parâmetros e, depois, assinale essa placa wan como VLAN10 (Interface > Assingments > Vlan).Faz um tempão que eu vi isso e salvei esse tópico nos meus favoritos pq me ajudou bastante:
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=88809.0Isso te ajuda?? Era isso que você queria??
-
Na verdade estas instruções são para eliminar o roteador e não o ONT que vem antes.
Mas agradeço mesmo assim…
-
Na verdade estas instruções são para eliminar o roteador e não o ONT que vem antes.
Então, não exatamente. O modo de funcionamento da fibra no ISP é por vlan. A configuração de setar a wan do pfsense como pppoe com vlan é justamente para retirar o ont.
Vc só precisa passar o usuário, senha, mtu, talvez até algumas configurações de rede e etc.
Bom… é o que eu sei
-
Como o Gustavo comentou. Essas ONT são configuradas pra entregar IP via ppoe. Não tenho vivo aqui em casa, mas tenho net via fibra e a ONT que tenho aqui está em bridge, pois fiz essa solicitação devido a acesso remoto que preciso no meu trabalho. Tenho uma RB da mikrotik fazendo o ppoe.