Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Erro no NLB WINDOWS

Portuguese
    2
    4
    355
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • K
      KAISERLOOK last edited by

Boa tarde,
      Estou com um problema que está me tirando o sono.

Tenho 2 Pfsense fechando uma OPEN VPN SITE - TO - SITE, está funcionando tudo, enxergo toda a rede do outro lado, porém tenho um load balance Windows (NLB) no qual não consigo ter resposta do ip. Exemplo.

Matriz > Consigo pingar todos os Hosts do Data Center menos o meu load balance. rede (192.168.1.0/24) qualquer ip que eu setar em uma maquina responde porém o 192.168.1.20 que é o meu NLB (LOAD BALANCE MICROSOFT SERVER 2008 não).

Data Center > Consigo pingar todas as maquinas da Matriz (192.168.100.0/22 e maquinas locais (192.168.1.0/24), porém o pfsense não pinga o ip local 192.168.1.20 (load balance).

Não sei se é permitido porém engloba o problema como um todo, todas as maquinas só enxergam as pontas se eu setar o pfsense como Gateway, teria alguma forma de eu criar uma rota para não precisar mudar o meu GATEWAY atual que não é o pfsense?

Os servidores PFSENSE seriam somente para servers LAN TO LAN.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcelloc
        marcelloc last edited by

@KAISERLOOK:

Matriz > Consigo pingar todos os Hosts do Data Center menos o meu load balance. rede (192.168.1.0/24) qualquer ip que eu setar em uma maquina responde porém o 192.168.1.20 que é o meu NLB (LOAD BALANCE MICROSOFT SERVER 2008 não).

Já tive muitos problemas com o Nlb da microsoft, inclusive este mesmo problema que reportou. Na época a recomendação do protocolo envolvia inclusive alteração de parâmetros no switch. Implemetação muito complicada para um load balance tão simples. No fim das contas implementamos o balanceamento sem o nlb.

@KAISERLOOK:

teria alguma forma de eu criar uma rota para não precisar mudar o meu GATEWAY atual que não é o pfsense?

Crie rotas estáticas nas máquinas/servidores na mão, via script ou dhcp. Isso vai evitar roteamento assimétrico caso crie a rota no seu default gw.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• K

Criei a Rota estatica pelo Windows, tentei liberar todos os pacotes para o NLB porém sem sucesso.
          Uso o Dynamics AX aqui na empresa que usa o NLB já inserido na instalação, o apontamento é para o abençoado LOAD BALANCE MICROSOFT, o mais estranho é que tenho um LAN TO LAN em que possuo um Débian como Firewall e para eu enxergar o NLB só criei a regra abaixo:

echo "Configuracao IDC"
                  iptables -A INPUT -s 192.168.2.0/24 -j ACCEPT
                  iptables -A INPUT -s 10.255.255.254 -j ACCEPT
                  route add -net 192.168.2.0 netmask 255.255.255.0 gw 10.255.255.254
                  iptables -A FORWARD -d $ALL -s 192.168.1.0/24 -j ACCEPT
                  iptables -A FORWARD -d $ALL -s 10.255.255.253/30 -j ACCEPT
                  iptables -A FORWARD -s $REDE -d 192.168.2.0/24 -j ACCEPT
                  iptables -A FORWARD -s $REDE -d 192.168.2.0/24 -p tcp –dport 0:65000 -j ACCEPT
                  iptables -A FORWARD -s $REDE -d 192.168.2.0/24 -p udp --dport 0:65000 -j ACCEPT
                  iptables -A FORWARD -s 192.168.2.0/24 -d 192.168.101.0/22 -p tcp --dport 0:65000 -j ACCEPT
                  iptables -A FORWARD -s 192.168.2.0/24 -d 192.168.101.0/22 -p udp --dport 0:65000 -j ACCEPT
                  echo "Fim configuracao IDC"

com essa regra enxergo o nlb, tudo funciona perfeitamente.

• K

Depois de muitas tentativas e pesquisa consegui encontrar a solução deste problema.
            Muitos e muitos sites e nenhum resultado.
            Porém em um site Americano achei a solução, segui o passo a passo e graças ao Gringo ficou Show, rodando liso tudo certinho NLB, e qualquer coisa que eu acrescente como regra para minha VPN ou qualquer NLB de qualquer ponta.

Para obter o Windows NLB (MultiCast) com PFSENSE, adicione este parametro no Menu:

SYSTEM>
                        ADVANCED>
                                        SYSTEM TUNABLES >
                                                                      NEW >

Tunable:        net.link.ether.inet.allow_multicast
                        Value:            1
                        Description:    Microsoft NLB

E reinie o PFSENSE, após ping o endereço IP NLB.

Abraço a todos e espero ter ajudado alguém que parou com o PFSENSE ou que está passando por esta dificuldade.
            Agradeço a ajuda dos que se dedicaram a colaborar com esta duvida.

• First post
              Last post