Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Uso de VPN para burlar regras do firewall

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 1.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • hugoeyngH
      hugoeyng
      last edited by

Olá.
      Detectei alguém usando VPN no smartphone para "passar" pelo firewall.
      A cada novo servidor de VPN que ele se conecta eu bloqueio a faixa de IP´s daquele servidor.
      Suponho, porém, que:

1. devem existir tantos servidores que cansarei de bloqueá-los
      2. deve existir alguma maneira de impedir o uso desse tipo de recurso e forçar esse equipamento a trafegar pelas regras estabelecidas no pfSense.

Ok eu poderia simplesmente impedir o equipamento de trafegar na rede, mas quero que ele navegue pelas restrições do FW.

Anexei uma imagem de mensagens repetidas que recebo pelo TCPDUMP. Suponho que haja relação com o uso dessa VPN.
      pfsense.jpg
      pfsense.jpg_thumb

I love pfSense!

Hugo Eyng
      Datamais Sistemas

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • B
        baganation
        last edited by

Pelo tcpdump poderia filtrar o uso desse celular e identificar a porta que ele usa para conectar a vpn ai seria mais facil efetuar o bloqueio por porta do que pelos ips dos servidores.

• hugoeyngH
          hugoeyng
          last edited by

@baganation:

Pelo tcpdump poderia filtrar o uso desse celular e identificar a porta que ele usa para conectar a vpn ai seria mais facil efetuar o bloqueio por porta do que pelos ips dos servidores.

Olá. Obrigado pela resposta.

Pensei em fazer isto. Porém esse tipo de VPN alterna as portas e também os protocolos (udp, smtp, https, ssh, etc). Não consegui encontrar um ponto em comum que eu possa interceptar sem prejudicar o tráfego de outras atividades.

I love pfSense!

Hugo Eyng
          Datamais Sistemas

• B
            baganation
            last edited by

@hugoeyng:

@baganation:

Olá. Obrigado pela resposta.

Pensei em fazer isto. Porém esse tipo de VPN alterna as portas e também os protocolos (udp, smtp, https, ssh, etc). Não consegui encontrar um ponto em comum que eu possa interceptar sem prejudicar o tráfego de outras atividades.

Filtra essa máquina joga em um txt e verifica se ele utiliza portas altas provavelmente pra burlar o  acesso , quando fecha qualquer vpn ele cria nat e burla qualquer bloqueio mesmo .
            O que pode fazer e  criar um alias com portas padrões  tipo navegação ,  email  somente e aplicar essa regra para esse celular assim ele só terá acesso a sites e portas de emails outro aplicativo que use portas que não são padrões de aplicativos usuais ele não terá o acesso pode liberar também ftp mais creio que celular não precise.

Se não for viável tenta filtrar ele por uns 10 minutos e assim analisar um padrão de acesso , salve o filtro em um txt e poste aqui para verificarmos juntos.

Se quiser add ai no skype alisson.1987 ai vemos mais rapido se quiser

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.