Off Topic - Blockbit
-
Bom dia pessoal!
Recebi o contato de um representante da blockbit, o mesmo fez os questionamentos de costume para iniciar a apresentação de seu produto, até aí nada de mais.
Quando mencionei que utiliza PfSense como firewall, ele fez criticas e colocações que sinceramente, colocaram em check o preparo e conhecimento da própria ferramenta.
Algumas de suas colocações;-
É software livre né? Não tem suporte, documentação muitas das vezes é fraca :o se for descontinuado, vc fica refém da situação.
-
Estabilidade do serviço e seus componentes é questionável
-
Controle de versão disponibilizada
-
Treinamento
-
PfSense não faz interceptação SSL ???
-
PfSense não faz icontrole de usuários, banda… ???
Por educação, aceitei receber a apresentação do produto e compartilho com vc's.
Pesquisei a empresa, interessante o produto, mas o conhecimento em si do camarada que fez o contato, pareceu questionável.
-
-
Certo, mas qual é a sua dúvida?
-
Bom dia Tomas, blz?
Não colocaria como dúvida, quis compartilhar com todos o check dado pelo representante, pois depois que conheci a ferramenta PF, confesso que me tornei fã desta ;D e vi que as colocações feitas por ele, demonstram que ele não conhece muito do assunto ou de PF.
Quando estava procurando uma solução para segurança de rede, cheguei a ver 3 empresas em BH que executavam este serviço e suporte, apresentei para a diretoria os custos e as facilidades, não concordaram e pediram para procurar algo mais acessivel. Foi então que descobri o PFSense e o fórum.
A primeira instalação foi feita por um terceiro em um desktop que estava parado (nem era o cenário ideal, mas era o que tinha disponível com baixo custo) , após alguns ajustes e outras implementações, começamos a usar e o uso da banda foi otimizado, usuários passaram a produzir mais pois nõa tinham acesso a redes sociais ou sites impróprios na hora do trabalho. Mas ocorreu um problema no equipamento um dia e perdemos td. Não tínhamos backup, então teria que começar do zero. Tomei a frente, comprei uma máquina nova, melhor e iniciei a instalação e configuração. Hoje sei um pouco e sempre acompanho o fórum, estudos e afins sobre a ferramenta e vejo que ela faz basicamente td que é proposto pela solução paga.
Então se for para pagar, que seja contribuindo com os desenvolvedores da ferramenta PFSense 8)
-
- É software livre né? Não tem suporte, documentação muitas das vezes é fraca :o se for descontinuado, vc fica refém da situação.
Estabilidade do serviço e seus componentes é questionável
Controle de versão disponibilizada
Treinamento
PfSense não faz interceptação SSL ???
PfSense não faz icontrole de usuários, banda… ???
Até onde sei:
-
sim, e por ser livre é o q garante a continuidade, como já aconteceu com outros projetos que foram encerrados e viraram um novo fork. Todavia, não acredito ser mais o caso pois agora o pfsense pertence à Netgate, que inclusive profissionalizou e muito, agregando hardware (appliances) e também suporte total pago
-
uso pfsense a quase 5 anos, nunca me incomodei. Obs: só uso pacotes oficiais, não fuço, não faço patches. Mas ainda assim, conheço quem faz e não tem problemas.
Qualquer Linux, mac, windows, também é estável se você souber o que está fazendo e saber dar manutenção -
changelog? tem. SVN? Tem também… Roadmap? Também tem... esse ponto ficou nada a ver :P
-
Treinamento a netgate também da. E tem várias empresas no Brasil também. Recomendo a http://sys-squad.com , aqui da minha terra. Inclusive, os cursos de squid são do próprio Marcelo Coutinho, desenvolvedor dos pacotes do Squid do pfsense …. dizer que não tem conhecimento/treinamento é pura falácia
-
Nem vou comentar. Manda aqui na empresa que eu mostro funcionando no Squidguard
-
Nem vou comentar também. Inclusive veja este post recente do blog do pfsense: https://www.netgate.com/blog/application-detection-on-pfsense-software.html
O snort agora foi integrado nas regras principais e regras em layer7 são nativas em todo o sistema.
- É software livre né? Não tem suporte, documentação muitas das vezes é fraca :o se for descontinuado, vc fica refém da situação.