Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Client OpenVpn

Portuguese
    3
    5
    617
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      andre.andrade
      last edited by

bom dia, estou com uma duvida referente a conexão openvpn, eu tenho um servidor rodando o OpenVPN, queria saber se tem como eu criar um usuario para acesso ao openvpn e esse usuario ter acesso somente a um unico servidor e preciso criar outro usuario que tenha acesso a outro servidor mas um usuário não pode ter acesso ao servidor do outro usuario tem como eu definir qual servidor cada usuario podera acessar?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • jao_mezariJ
        jao_mezari
        last edited by

Não está muito claro, mas vamos lá: na hora de fazer a conexão, o usuário irá fazer de acordo com o CA que foi selecionada na hora de sua criação (assumindo que você está utilizando a ferramenta Client Export).

• A
          andre.andrade
          last edited by

isso eu uso o client export, o que eu quero é o seguinte que o usuario andre tenha acesso a um unico servidor da minha rede e o usuario x tenha acesso a um outro servidor e não a minha rede toda hoje a vpn funciona mas qualquer usuario da vpn enxerga a rede toda entendeu?

• jao_mezariJ
            jao_mezari
            last edited by

Entendi. Para isso você teria que subir uma outra VPN e deixar ela liberada somente para o IP do servidor interno desejado. Talvez você também possa atribuir um IP fixo para esse cliente na sua atual e criar uma regra no firewall dizendo que o IP dele pode acessar o IP do seu servidor e outra regra bloqueando para o resto (cuidado com a ordem), mas essa última não sei se funcionaria.

Para definir o IP fixo pro client, vai na aba OpenVPN, Client Specific Overrides, em Common Name coloque exatamente o nome do usuário e em Advanced Configuration coloque da seguinte maneira:
            ifconfig-push IP MÁSCARA;
            Exemplo:
            ifconfig-push 192.168.1.5 255.255.255.0;

Feito isso, toda vez que conectar ele irá obter o IP aqui atribuído. Daí é só fazer a regra e testar se funciona. As regras em teoria seriam:
            BLOQUEAR ACESSO A REDE:
            Source - Single host or alias - IP fixo do client
            Destination - Network - colocar o identificador da sua rede

LIBERAR ACESSO AO SERVIDOR
            Source - Single host or alias - IP fixo do client
            Destination - Single host or alias - IP do servidor que ele terá acesso

Lembrando que tudo que falei aqui é especulação, não sei se de fato irá funcionar ou não, mas vale as tentativas e adaptações.

• V
              vsaad
              last edited by

É integrado com AD?
              Se sim, da para criar grupos com permissões tambem. Mas a solução do amigo acima é mto mais solida

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.