Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Sem acesso a internet após mudança de máscara

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    7 Posts 2 Posters 740 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F
      fidenco
      last edited by

Boa tarde pessoal

Por falta de ips na minha rede tive que alterar a máscara de rede do meu servidor dhcp de 255.255.255.0 para 255.255.254.0 utilizando desta forma as redes 192.168.0.1 a 192.168.1.255. Ocorre que venho notando que os ips da faixa 192.168.1 não conseguem acessar internet, ou as vezes abre um site e outros não. O gateway do meu pfsense é 192.168.0.249 e mudei ele na lan para a mascara 23 então fico 192.168.0.249/23. O que pode estar acontecendo.  Será que deixei de fazer alguma configuração no pfsense ou é algo no meu servidor de dhcp ou dns?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        jorlando
        last edited by

Aparentemente, está tudo certo. Lembrou de alterar a máscara na interface LAN também?

• F
          fidenco
          last edited by

Sim alterei. Estranho é que as vezes o usuário consegue acessar a página mas quando tente de novo não acessa. Quanto pingo o endereço da página temos a resposta porém quando vamos acessar no browser não acessa.

• J
            jorlando
            last edited by

Veja nos logs se o firewall está bloqueando e qual regra que causa isso. Na aba da interface LAN veja se o "Block private networks and loopback addresses" está desmarcado.

• F
              fidenco
              last edited by

Esta opção está desmarcada vou ver as regras

• J
                jorlando
                last edited by

Li com mais atenção isso aqui: "O gateway do meu pfsense é 192.168.0.249 e mudei ele na lan para a mascara 23 então fico 192.168.0.249/23"

Você não mencionou suas interfaces, mas ficou dando a impressão que a LAN e a WAN estão no mesmo segmento (192.168.0.0/23), é isso? LAN e WAN devem estar em segmentos diferentes, senão problemas como o que você está experimentando vão ser uma constante na sua vida…

Um breve descrição da configuração das interfaces do pfsense também ajudariam na identificação e solução do problema.

• F
                  fidenco
                  last edited by

A Lan é 192.168.0.249/23 não a WAN ok.
                  Resolvi o problema. limpei o cache do Squid e tudo voltou ao normal. Valeu galera

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.