Bloquear Whatsapp
-
Bom dia.
Gostaria de fazer o bloqueio do APP do Whatsapp.
Alguém poderia me passar passo a passo de como posso fazer?
Uso o Pfsense 2.4.2 Release-p1
Tenho Proxy Transparente e squidGuard instalados.
Consigo fazer praticamente todos os bloqueios que preciso. O unio problema é o Whatsapp que ta difícil.Obrigado desde já.
-
Para isso vc vai utilizar, as Regras e Aliases do Firewall.
Pesquise aqui no forum as CIDRs para Whattsapp, eu já vi varias aqui.
Depois,
Crie uma Aliases com o nome EX: Whattsapp, e coloque os IP que vc encontrou em sua pesquisa e SALVAR.Em Regras>> Firewall, crie uma nova Regra com a ação Block>>>em Destination coloque "Host unico ou alias">>> Digite o nome que vc deu
a sua aliases… pronto só salvar.OBS: Em Source, não esqueça de informar os IPs da rede que vai ser bloqueados.
-
Então, ja fiz esse procedimento.
E continua mandando mensagens de texto.
Tentei anexar as fotos da configuração para visualizar se esta correto.
-
Tentei anexar as fotos da configuração para visualizar se esta correto.Fera, somente a sua LAN2 irá ser bloqueada!
Abs
-
Tentei anexar as fotos da configuração para visualizar se esta correto.Fera, somente a sua LAN2 irá ser bloqueada!
Abs
Então amigo. A ideia seria essa. Apenas a LAN2.
Mas enfim, eu continuo fazendo alguns testes e o firewall bloqueia as mensagens por alguns minutos. Depois ele envia.
Estou monitorando la no Pftop e verifico que quando a mensagem é enviada, aparece um novo IP com a porta 5222.
Dai vou lá na Aliases e coloco um novo IP na lista e reinicio o pfsense.
Faço o teste novamente e demora alguns minutos para o envio ou recebimento das mensagens.Porem não sei se isso terá um fim. hehehe
-
Provavelmente esta com a regra padrão liberando tudo, recomendo remover essa regra e fazer a liberação apenas das portas e protocolos necessários, as portas 5222, 5223, 5228, 5242 entre outras que o Whatsapp usa não estarão abertas e o bloqueio do squidguard deverá ser o suficiente;
-
Abs
Então amigo. A ideia seria essa. Apenas a LAN2.
Mas enfim, eu continuo fazendo alguns testes e o firewall bloqueia as mensagens por alguns minutos. Depois ele envia.
Estou monitorando la no Pftop e verifico que quando a mensagem é enviada, aparece um novo IP com a porta 5222.
Dai vou lá na Aliases e coloco um novo IP na lista e reinicio o pfsense.
Faço o teste novamente e demora alguns minutos para o envio ou recebimento das mensagens.Porem não sei se isso terá um fim. hehehe
Poste aqui o print das suas regras da LAN2 e dê uma olhada na lista de redes abaixo do whatsapp:
Link: https://www.whatsapp.com/cidr.txt
Att
-
Lista de IPs e domínios podem ser verificadas nesse site:
https://github.com/HybridNetworks/whatsapp-cidr/tree/main