Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Prioridade de uso da banda de internet

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 2 Posters 676 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • S
      sidsouzasc
      last edited by

tenho um link de 50mb, a rede tem 30 maquinas divididas em 5 grupos que criei com ALIASES, hoje faço divisão do link por LIMITERS, porem isso limita o uso da internet para o grupo mesmo que outros grupos não estejam usando.

Consigo criar uma fila de prioridade por grupos de usuários para ir dividindo o link como é feito nos tipos de conexão do QUEUE porem não para serviço e sim para ALIASES, ou tem outra forma de fazer essa divisão do link de forma automática e por prioridade de usuário? uso o PfSense 2.3.2

Ou seja limitando ou priorizando o tráfego de um determinado endereço ou faixa de endereços da rede, independentemente de qual tipo de tráfego seja utilizado?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • andrezaomacA
        andrezaomac
        last edited by

@sidsouzasc:

tenho um link de 50mb, a rede tem 30 maquinas divididas em 5 grupos que criei com ALIASES, hoje faço divisão do link por LIMITERS, porem isso limita o uso da internet para o grupo mesmo que outros grupos não estejam usando.

Consigo criar uma fila de prioridade por grupos de usuários para ir dividindo o link como é feito nos tipos de conexão do QUEUE porem não para serviço e sim para ALIASES, ou tem outra forma de fazer essa divisão do link de forma automática e por prioridade de usuário? uso o PfSense 2.3.2

Ou seja limitando ou priorizando o tráfego de um determinado endereço ou faixa de endereços da rede, independentemente de qual tipo de tráfego seja utilizado?

Seguindo sua logica, vc pode criar Aliases com os IPS desejados, e aplicar o Limiter + Fila, de acordo com sua demanda. Segue +/- a mesma ideá do que vc ja tem, porem vc iria desmembrar alguns IPs dos seus grupo e separá-los para sua necessidade.

Consultoria em Servidores Linux/Windows.
        contato@andrenetwork.com.br

Tecnólogo em Redes de Computadores.
        Bacharel em Sistemas da Informação.

http://www.andrenetwork.com.br

Limeira - SP

• S
          sidsouzasc
          last edited by

Eu fiz isto e funcionou parcial, porem eu queria algo que fica-se disponível para toda a rede pois as vezes tem poucos usuários da rede usando e esses ficam na banda do LIMITER exemplo a 20mb quando poderiam estar navegando a 50 pois não tem mais ninguém usando, eu não consegui pensar em uma sobreposição de regra para liberar a banda.
          estive pensando em uma regra onde se o consumo for <30MB libera geral se for =>30 aplica as regras onde estão os grupos. Alguém já fez algo assim?

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.