Pfsense + Asterisk - problemas com 2 gateways



  • Boa tarde,

    Eu tenho 2 links (2 gateways) e um asterisk atrás do pfsense.
      2.4.2-RELEASE (amd64) FreeBSD 11.1-RELEASE-p4

    CENÁRIO:

    • No gateway 1 tudo funciona (internet e telefone), mas a qualidade dele é ruim então dificulta muito ao fazer ligações. A perda de pacotes é muito alta. Por isso contratamos um link secundário e ele será o gateway principal.
    • No gateway 2 não consigo registrar os SIPs (que é um problema do modem, mas já estou analisando). Ou seja, tudo funciona normalmente (ping, tracert, mtr do asterisk para o gateway 2), menos o registro dos VOIPs.

    Os NATs necessarios pelo asterisk estão todos sendo feitos no modem, antes de chegar no pfsense.

    PROBLEMA:
    Eu coloquei como gateway padrão do pfs o gateway 2. Então teoricamente, como o gateway 2 não faz ligação, não era pra estar funcionando telefonia, e está.  :o

    Fui pesquisar e, pela captura de pacotes, vi que todo o tráfego está saindo pelo gateway 2 como solicitado, menos udp na porta 5060 e nas portas rdp. (que estão saindo pelo gateway 1), mas o pfs foi recentemente instalado. Eu não configurei failover, load balance, regra de gateway diferente por porta. Então não tem explicação para o porque ele está direcionando esse tráfego específico para o outro gateway.

    PERGUNTA:
    Queria saber como forçar para sair todo o tráfego pelo gateway 2, inclusive as ligações. E aonde pode estar essa configuração de direcionamento (quando o 2 não responde, ele passa pro 1). Pois eu não configurei nada e não tem outro motivo pra estar acontecendo.


Log in to reply