PortForward e Rules Firewall
-
Pessoa Boa tarde,
Possuo uma operadora VOIP na qual eu contratei o serviço de telefonia deles, porém eu preciso liberar um range de porta e um range de IP (2 subnet /24):
_"Por gentileza realize desbloqueio dos seguintes ranges de IP:
201.xx.xx.1 até o 201.xx.xx.254 (todo o intervalo)
201.yy.yy.1 até o ip 201.yy.yy.254 (todo o intervalo)Portas UDP precisam estar totalmente liberadas para entrada e saída : 1024 até 65.535
Os IP’s informados acima são utilizados e trafegam apenas pacotes UDP."_Pois bem, realizei as seguintes regras em meu firewall
Aliases
- Range_IP_Operadora = Os 2 ranges que eles solicitam abertura
- Ports_Operadora = Porta UDP de 1024 - 65535
Firewall > NAT > Port Forward
Interface Protocol Source Address Source Ports Dest. Address Dest. Ports NAT IP NAT Ports
WAN UDP Range_IP_Operadora Ports_Operadora WAN address Ports_Operadora 192.168.0.156 Ports_OperadoraFirewall > Rules > WAN
#1 Protocol Source Port Destination Port
UDP 192.168.0.156 Ports_Operadora Range_IP_Operadora Ports_Operadora#2 (NAT>Port Forward) Protocol Source Port Destination Port
UDP Range_IP_Operadora Ports_Operadora 192.168.0.156 Ports_OperadoraFirewall > Rules > LAN
#1 Protocol Source Port Destination Port
UDP LAN net Ports_Operadora Range_IP_Operadora Ports_Operadora#2 Protocol Source Port Destination Port
UDP Range_IP_Operadora Ports_Operadora 192.168.0.156 Ports_OperadoraPorém, não está rolando.. Quando vou consultar se a porta está aberta (5060 por exemplo) aparece fechada. Esta porta está configurada no meu ATA vinculada a um ramal ativo e online. Alguém consegue me dar um help?
-
A 5060 é melhor deixar aberta tcp e udp.
E não esqueça de configura as opções de nat ou stun no seu ata.
-
Obrigado @marcelloc..
Neste caso além de trocar as portas para TCP/UDP as demais regras estão OK?
Estou usando um Router D-Link DVG-1402S para o VOIP o IP de WAN dele é um IP da minha rede local e o IP de LAN dele é um IP diferente da minha rede local
-
Obrigado @marcelloc..
Neste caso além de trocar as portas para TCP/UDP as demais regras estão OK?
Só a 5060. as outras são só udp mesmo
-
Adicionei 2 regras para 5060 TCP UDP… Praticamente copiei e colei as regras que já existem mas enfatisando a porta 5060...
Configurei o STUN no DLInk mas não aparece a porta aberta :'( :'( :'( :'( :'(Alguma outra luz?
-