OpenVPN - Não inicia serviço (RESOLVIDO)
-
Boa tarde,
Pessoal, parece um troço, é eu tentar implantar algo … segui video aqui, passo a passo, no video funciona, aqui não, srsrsrsrs
https://www.youtube.com/watch?v=zk0_aE2HYKQ
pfSense 2.3 - Curso Grátis - Aula 30 - VPN Remote Access com OpenVPNNão inicia o serviço, no LOG apresenta:
May 2 14:58:10 openvpn 43255 Options error: –server directive network/netmask combination is invalid
May 2 14:58:10 openvpn 43255 Use –help for more information.Pelo que entendi do erro, é problema com mascara da rede.
Na Lan eu tenho, 192.168.1.1/16
E configurei na VPN
172.16.1.0/16 - ip tunel
192.168.20.1 - ip cliente vpnEssa foi a logica que eu segui, tentei trocar do /16 para /24, tals, mais fico na mesma.
Alguma dica por favor.
Grato desde ja
Rodrigo -
Pessoal, foi eu criar o post me veio na cabeça.
Nessa maquina que estou usando - NAO tenho DHCP server ativado … >>> teria relação ... acho que sim né uma vez que nao tem DHCP, como ele vai dar IP para o client...
-
Não teria relação com nada. Uma coisa é você ter um DHCP Server na sua rede, outra é você ter para a openvpn. Post suas conf para vermos o que você fez. Você criou todas as regras apontando as portas de serviços etc?
-
Danilo,
Então, segui o video, seguindo Wizard q o cara ensina.
segue anexo minha configuração, esta tudo default como o video, nao mudei nada ai.
-
Danilo,
Agora q me caiu a fixa,
No video do cara, ele faz a conexao INTERNA …
ai ele tem 2 dois IPs, do tunel mais o interno.
AGORA o cara me cria um video de VPN, onde o CLIENT de teste esta na mesma rede ... > pra caba, srsrsrsr
Deixei so o IP do tunel 172, subiu serviço.
Vou seguir aqui com os testes
Obrigado, !!!
-
Exatamente. Um conselho pra você, não fique preso apenas em receitas de bolo, dê uma analisada direito em todas as conf e entenda o que cada uma delas faz.
-
Certeza,
problema … é q de tudo que tento ver de receita de bolo, ... pra iniciar ... o assunto, nunca funciona de primeira ...
Valeussss