Preciso de ajuda para liberar portas do software VoIP Locaweb Softphone
-
Bom dia pessoal!
Será que alguém pode me dizer como liberar corretamente as portas no firewall para utilização do softphone Locaweb PABX?
Na documentação deles (https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Como_instalar_e_configurar_o_Softphone_do_PABX_Virtual_da_Locaweb_no_MS_Windows%3F) tem isso:
"Requisitos de rede para o bom funcionamento do Locaweb Softphone, as seguintes portas devem ser abertas em seu firewall:
Porta 80 TCP.
Portas 5060, 3478 e 3479 UDP.
Conjunto de portas de 10000 a 20000 UDP.
Caso queira implementar QoS em sua rede, para melhorar a qualidade do áudio em suas ligações priorize estas portas na configuração de seu roteador. "Porém não sei se essas portas são de entrada ou saída.
Como são computadores clientes que utilizam o software eu criei uma regra na WAN desse jeito:
Proto Origem Porta Destino Porta
TCP/UDP * * * Ports_VoipO Ports_Voip é um alias contendo as portas 5060,3478,3479,80 e de 10000-20000.
Na LAN criei a seguinte regra:
Proto Origem Porta Destino Porta Gateway
TCP/UDP LAN net * locaweb_pabx * *Sendo locaweb_pabx um alias para o endereço do servidor deles.
Algumas ligações funcionam mas os usuários do software reclamam que às vezes ele trava ou a ligação fica ruim.
Gostaria de saber se liberei as portas do modo correto pois sempre que abro um chamado para a Locaweb, eles falam para verificar se as portas estão abertas no roteador.
Muito obrigado!
-
Se tem áudio na ligação, significa que liberou o acesso da forma correta.
Na maioria das configurações para provedores voip, é recomendado alterar o tempo de vida das conexões no pfSense para conservative em system -> advanced -> firewall & nat -> Firewall Optimization Options
-
Bom dia Marcelloc!
Vou fazer um teste com essa configuração.
Obrigado!