[Resolvido] ROTEAMENTO PFSENSE 2.3

• Boa noite

pessoal configurei no meu Switch 4 vlan e estou usando o pfsense para fazer o roteamento entre as vlan, mas me deparei como uma situação

na rele local com ativo as redes de FAILOVER_LINKS para rede toda não consigo chegar na outra rede que esta na vlan 3 mas se deixar como o gateway default consigo chegar na outra rede

algue teria uma ideia de como posso estar fazendo

• Não consegui entender o que descreveu.

FAILOVER_LINKS é um regra com failover de link de internet?

• @isaiasbertin:

Boa noite

pessoal configurei no meu Switch 4 vlan e estou usando o pfsense para fazer o roteamento entre as vlan, mas me deparei como uma situação

na rele local com ativo as redes de FAILOVER_LINKS para rede toda não consigo chegar na outra rede que esta na vlan 3 mas se deixar como o gateway default consigo chegar na outra rede

algue teria uma ideia de como posso estar fazendo

QUando você define um gateway para a regra, o roteamento entre suas LANs para de funcionar.

Você precisa criar uma regra onde os destinos sejam suas LANs com o gateway default *. Na regra de baixo você cria com o destino any * e o gateway do failover.

• boa noite Marcello

deixa te explica ma maquina teste tenho uma rede 192.168.199.0/24 que é minha rede local e criei uma rede equipamentos que é 172.16.4.0/24.

Também nesta arquitetura tenho 2 links em redundância.

quando estou na rede 192.168.199.0/24 quero acessar asm maquinas da rede 172.16.4.0/24  consigo numa boa quando a regra da lan esta setado como gateway default  consigo acesso as equipamentos, agora quando coloca na parte de gateway o grupo de links redundantes , quando dou um ping ou tracert ele tenta sair pelo um dos link da minha wan.

o que achas que posso fazer para resolver esta situação sera quem algo de erado?

• @isaiasbertin:

o que achas que posso fazer para resolver esta situação sera quem algo de erado?

Você precisa criar uma regra antes permitindo o trafego interno sem forçar um gateway ou grupo de gateways.

Da forma que criou as regras, o pfSense está fazendo exatamente o que você configurou ele pra fazer.

• na rede local tenho somente a lan liberado full com regra de link
    IPv4 * LAN net * * * FAILOVER_LINKS none Default allow LAN to any rule

tenho somente esta regra, coloco uma outra para rede que quero acessar é isso

• @isaiasbertin:

tenho somente esta regra, coloco uma outra para rede que quero acessar é isso

Isso, antes dessa regra que está forçando o grupo de gateways.

• deu certo marcelo

desta forma

IPv4 * LAN net * REDE_maquinas net * * none

obrigado pela sua atenção

podes colocar como resolvido