Servidor com 01 Placa de Rede + Hyperv + 3 Vlan - (Ajuda com Vlan)
-
Boa Tarde Galera, agradeço antecipadamente qualquer ajuda
Senario: PFSense 2.4.3 64 / Windows Server 2012r2 64b / HyperV
Servidor DELL T110 com 01 Placa De Rede e em Produção, Subi o HyperV para Colocar o PFSense
Switch Gerenciável Mikrotik RB260GS, Vlan200 Vlan300 Vlan400
Fiz varias instalações com Citrix com 1 placa rede sem qualquer dificuldade, mais com Hyperv 1ª Vez
Preciso que a Vlan200 Seja a Rede Local, a mesma do Windows Server 192.168.0.x/24
E a Vlan300 e Vlan400 Seja Wan1 e Wan2
Dificuldade é fazer a vlan funcionar no pfsense/Citrix e que o próprio Windows Server encontre a rede local.
Obrigado -
Nos windows mais novos, até onde vi, as interfaces com vlan são configuradas definindo a interface fisica com id 0 e as outras via nic team. Isso para o SO base, dentro do hyperv não faço ideia.
-
Blz Marcello, estou montando equipamento em Lab, vou fazer alguns testes.
Sempre utilizei este passo a passo, mais era para XenServer. = http://blog.stefcho.eu/pfsense-on-a-stick-802-1q-trunking-with-pfsense-2-0-rc1-and-mikrotik-routerboard-rb250g-smart-gigabit-switch-with-five-ports-and-swos-v1-5/Obrigado Pelo Retorno.
-
Eu uso pfsense com Hyper-V a anos já
Aqui na matriz ele gerencia 10 VLAN, então posso dizer que funciona muito bem.
Sem o System Center, você só consegue colocar UMA vlan por interface de rede na GUI, e não consegue colocar ela como trunk.
Se for o seu caso de não ter o System Center VMM, utilize os seguintes comandos powershell abaixo, é o que eu uso aqui.
Set-VMNetworkAdapterVlan -VMName pfsense -AllowedVlanIdList 2-100 -NativeVlanId 1 -Trunk -VMNetworkAdapterName LAN_Pfsense Set-VMNetworkAdapterVlan -VMName pfsense -Untagged -VMNetworkAdapterName LAN_Pfsense
O 1º comando transforma a interface em Trunk, sendo a VLAN 1 a nativa e as VLAN que responde são 2 até a 100
O 2º comando volta a interface ao modo untagged, caso precisePesquise e leia a documentação da Microsoft sobre eles.