Gateway Groups - FailOver não está funcionando

• Bom dia Pessoal.

eu tenho 1 firewall em especifico com configurações abaixo, o mesmo tem um gateway groups configurado e setado na regra padrão de LAN, mesmo assim lá em gateways um dos meus links fica setado sempre como primário e a regra padrão não respeita o grupo de FailOver. Alguém já teve esse problema?

Seria algum problema desconhecido, tenho diversos outros ambientes e nao me recordo de ter esse problema.

• configurações do firewall:
      -2 links de internet
      -proxy ativo autenticado com AD
      -squidguard

2_1529497626546_Screenshot_3.png 1_1529497626544_Screenshot_2.png 0_1529497626544_Screenshot_1.png

• O trafego que passa pelo squid, não vai passar pela regra de gateway group.

• Certo, eu achei um topico falando sobre isto, agora uma dúvida se eu redirecionar o trafego conforme esta regra abaixo, funcionaria?

obrigado Marcelo.0_1529589586402_Screenshot_5.png

• @rvl said in Gateway Groups - FailOver não está funcionando:

Certo, eu achei um topico falando sobre isto, agora uma dúvida se eu redirecionar o trafego conforme esta regra abaixo, funcionaria?

obrigado Marcelo.0_1529589586402_Screenshot_5.png

Não. se olhar no arquivo /tmp/rules.debug, vai ver uma regra que permite qualquer acesso local direto pelo default gateway. Isso "invalida" qualquer tentativa de load balance para trafego gerado no próprio firewall, como é o caso dos proxies(squid, e2guardian, etc...).

# let out anything from the firewall host itself and decrypted IPsec traffic
    pass out  inet all keep state allow-opts tracker 1000002665 label "let out anything IPv4 from firewall host itself"
    pass out  inet6 all keep state allow-opts tracker 1000002666 label "let out anything IPv6 from firewall host itself"

• Agora entendi, e pesquisando por aqui no fórum terei que trabalhar com tcp_outgoing_address e regras de floating. Vi que na documentação do squid também tem bantante conteúdo.

Bom pelo menos tenho um outro caminho.

Obrigado Marcello.

Log in to reply