Duas WAN / Regras acesso

• Olá pessoal, tenho um ambiente com captive portal + squid / squidguard. Nesse ambiente tenho dois links de internet.
    Minha dúvida é o seguinte: tenho uma faixa de IPS ( vamos chamar Visitantes) e outra faixa Funcionários. Os visitantes só devem navegar pela internet A. Os funcionários devem navegar pela internet A tbm. Mas, se o link internet A cair, automaticamente somente os funcionários devem começar a navegar na internet B.

Resumindo, visitante só navega pelo link A e funcionários por A e B ( B somente se A cair).

Tentei criar por regra no firewall, mas, não deu certo... Não sei se deixei passar algo. Alguém sabe como ajustar esse cenário?

• Por "faixa de IPS" entendam RANGE.

• @ironlion Pesquise sobre Failover de GTW que vc vai encontrar exatamente o que vc quer.

• Opa! Já está configurado failover para o range Funcionários.

Minha duvida seria mais nas regras de firewall, tenho duas regras apenas:

1 - Range de IPs visitantes com gateway WAN1 (internet A).

2 - Range de IPs funcionários com gateway failover.

Nos testes que fiz apos o link A cair, o B assumiu automaticamente para os range funcionários. O problema é que os vistantes também começaram a sair por essa WAN (mesmo com a regra deles dizendo que o gateway era apenas a outra WAN).

• @ironlion Nas Regras do Firewall, como está a ordem das posição das regras??

#Dica: A regra que utiliza GTW com Failover tem que estar abaixo da regra com GTW normal.
    O pfSense sempre le as regras de cima para baixo.

• 0_1533068447349_Sem título.jpg

Para usar Captive Portal + Squid, essa regra anti-lockout já funciona bem? Meu proxy é transparente.

• @ironlion Em Roteamento, qual é GTW está marcado como padrão?

• WANGW1

• @ironlion said in Duas WAN / Regras acesso:

Olá pessoal, tenho um ambiente com captive portal + squid / squidguard. Nesse ambiente tenho dois links de internet.

Como o squid é um daemon que roda no próprio firewall, as regras da lan que definem o gateway não se aplicam a ele.

Na 2.4.4 uma das mudanças anunciadas é que o default gateway já pode ser um grupo de gateway. Essa novidade resolve parcialmente seu problema.

© Copyright 2002 - 2018 Rubicon Communications, LLC | Privacy Policy