Problema roteamento: Openvpn, PFSense e Debian 9
-
Olá Pessoal, estou com a seguinte situação, tenho um servidor debian 9 (server) rodando o openvpn, tenho vários clientes conectados nele, eu consegui fechar a vpn pelo pfsense (cliente). Do pfsense, consigo pingar a rede da vpn e também a rede por trás do debian, porém, na rede atrás do pfsense (rede local) não consigo ter acesso a vpn, não há firewall pois já liberei, já tentei muitas coisas mas sem sucesso, alguém já teve esse problema?
-
Como não houve respostas aqui pelo fórum continuei pesquisando e percebi que estava faltando algumas configurações como por exemplo, inserir a nova interface vpn no pfsense na guia (Interfaces->Assignments) o que é estranho porque uma vez que a vpn já subiu a interface tun já deveria estar disponível para ser roteada, outra coisa importante é criar regras do tipo NAT Outbound(Manual Outbound NAT rule generation. (AON - Advanced Outbound NAT)) basicamente postrouting para quem vem do linux, para que o endereço de origem seja fixado para a rede local, com isso 90% está funcionando, pois ainda não consegui fazer o ping funcionar mesmo adicionando regras para tal, essa interoperabilidade entre sistemas não é muito trivial afinal de contas. kkk :(