e2guardian pinger processs



  • Bom dia Srs,

    Instalei o e2guardian recentemente e já tive 2 problemas após sua instação básica baseada no video da conexti do youtube.

    Atualmente utilizo no modo transparente sem nenhum tipo de filtro, ou seja, somente para logar os acessos no sarg.

    Ontem tive um problema aparentemente de estouro de memória, pois a VM ficou travada e a seguinte mensagem na tela do PfSense:

    swap_pager_getswapspace(2): failed
    swap_pager_getswapspace(3): failed
    swap_pager_getswapspace(7): failed
    swap_pager_getswapspace(1): failed
    swap_pager_getswapspace(9): failed
    swap_pager_getswapspace(10): failed
    swap_pager_getswapspace(2): failed

    De inicio pensei que fosse falta de memória, para ai sim alocar no swap e posteriormente travar a máquina, mas não foi isso que aconteceu... Possuo 8GB na maquina do PfSense e pelo Zabbix/VMware averiguei que a maquina estava usando somente 2GB de memória no momento que travou... Até então ok, poderia ter sido um bug..

    Hoje tive problemas de novo, ao chegar na empresa estava sem internet, ao ver a console do PfSense ele estava 'desligando' e travado no processo do Squid (Squid exit) como se tivesse tentando desligar/reiniciar a maquina e travado no processo do Squid... Ai já começou a acender a luz amarela.. COntinuei monitorando e percebi que o Squid está iniciando um processo chamado Pinger, onde após 2hs com a maquina ligada havia milhares deles, levando o LOAD da máquina em 400!!!
    0_1535463918823_351959bc-aaa5-42e6-b1d7-a41fa7add707-image.png

    Dei um killall pinger e logo em seguida começou a baixar o load, porém os processos do pinger voltaram a iniciar..

    Alguém já pegou esse tipo de problema com o E2guardian e sabe como parar esse processo pinger ou até mesmo 'rotacionar ele/limitar a quantidade'?

    Obrigado



  • Fui em /usr/local/etc/squid/squid.conf e alterei a função pinger_enable para OFF.

    Reiniciei o E2Guardian e matei os processos do pinger com killall -9 pinger, após isso ficou somente 3 processos iniciados, que acredito ser dos Gateways

    0_1535466267620_a4d58332-a5dd-4cd4-bb3f-58c9d4fb5b67-image.png

    Vou monitorando e qualquer coisa posto novidades