pfsense não atualiza (Resolvido)
-
Olá, tenho um problema no meu pfsense, ele não estar mais atualizando, nem instalando os pacotes.
Ao tentar atualizar pelo CLI me retornar este erro.O que pode ser?
Grato pela atenção. -
Boa tarde,
Tira uma dúvida, qual é a versão atual que seu pfSense está?
Se esta na ultima versão recomendo verificar se ele esta navegando pela console, um simples ping para "google.com" já identifica e alterar em General Setup os DNS externos os do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4).
Se estiver uma versão abaixo da ultima (2.4.4) você não irá conseguir atualizar ou instalar pacotes até que atualize sua versão de SO.
Qualquer coisa me avisa.
-
@felipemarques Obrigado por responder.
Então, ao tentar pingar pela console me apresenta este outro erro.
Estou usando a última versão 2.4.4
-
E pela interface Web consegue pingar (Diagnostics -> Ping)? Você está navegando normal na internet?
-
@obmor Pela interface não consigo também.
Mas estou navegando normalmente na internet. -
Não sei se pode ajudar em algo, mas segue prints para você comparar.
Um detalhe só nas regras da WAN é que as regras de bloqueio são as padrões (que é marcando as duas caixas no final da página da configuração da interface) as demais regras permitindo são NAT's (redirecionamentos).
-
Certamente vai ser a configuração de resolução de DNS em sua configuração General Setup conforme nosso amigo informou acima.
O que pode fazer a mais é colocar o endereço 8.8.8.8 como DNS principal e direcionar para uma Interface de WAN especifica para forçar a resolução.
-
Acredito que o problema não seja DNS, pois esse problema ocorreu depois que atualizei o pfsense para esta nova versão 2.4.4
Estranho que toda a rede navega, menos o próprio pfsense.
Já revisei todas as regras e estão todas ok.
Assim que atualizou não consigo instalar pacotes, nem pela interface nem pelo terminal, pois apresenta o erro na imagem acima. -
Tenta acrescentar os demais DNS. Porque você colocou o primário do Google e colocou o secundário do cloudflare. Não sei se pode influenciar em algo.
Primário: 8.8.8.8
Secundário: 8.8.4.4
Primário: 1.1.1.1
Secundário: 1.0.0.1Tentou deixar liberado as portas 80 e 443 caso não estejam, apenas para ver se ocorre a atualização?
Tem gateway configurado na interface wan? (não sei se tem lógica a pergunta)
-
Senhores, obrigado pela ajuda. Conseguir resolver mudando o default gateway.
Após mudado, normalizou.Grato a todos.
-
Show!!
Que bom que deu certo =D
Só para ficar mais claro para quem for ler este tópico futuramente, era lá na interface Wan mesmo que fez a alteração ou foi em System Routing Gateways? Não tinha nenhum definido?
Não esqueça de editar o título do tópico pra resolvido ^^
-
@obmor Em System/Routing/Gateways o Default gateway IPv4 estava como failover, alterei apenas para automatic e voltou a funcionar.