[Resolvido] - Problemas com configuração do OpenVPN Client
-
Ola amigos,
venho recorrer ao forum novamente porque estou a dias tentando entender um esquema que está me tirando o sono.Tenho o seguinte esquema de rede.
GW01 com duas WAN (wan1 e opt1)
GW02 com duas WAN (wan1 e opt1)E estou montando um serviço de túnel openVPN entre os 2 GW's.
Preciso que o trafego internet sempre saia pela WAN1 e a VPN sempre pela OPT1, isso tanto no server quando no client.Do lado do server, eu fiz o esquema de jogar o trafego para localhost com NAT e na interface do servidor eu coloquei o localhost. Funciona bem...
Redirect OPENVPN para localhost
Do lado do cliente eu criei um grupo de gateways para failover:
W1failverW2 onde:
wan1 tier 1
opt1 tier 2
lan tier 3 (estou usando pfsense 2.44_1 (mudou o esquema do default gateway)W2failverW1
wan1 tier 2
opt1 tier 1
lan tier 3W1failoverW2 -- define GVT como default gw
W2failoverW1 -- define Horizons como default gwNa imagem abaixo podemos ver que foi selecionado GWGVT como default gateway, através do W1failoverW2
Assim, na configuração do openvpn client eu escolho na interface o W2failoverW1, porque eu quero que o trafego saia pela opt1.
Pelo que entendo, escolhendo o W2failoverW1 era para o trafego da VPN sair pelo link OPT1 (Horizons)
No entanto, quando subo a VPN e entro em STATUS > OPENVPN, ele monstra local como o IP go gateway da opt1...
Mostra que pegou o IP da OPT1, como eu pretendia.
Mas no servidor em (peer to peer server instance statistics) está chegando o IP da wan1 do cliente.
Ou seja, pega o IP da GVT que é meu default gateway. Ele não obedece a saída configurada no client.
Já tentei de tudo pra trazer o IP da opt1, mas não vem...
Gostaria de saber se isso é um BUG ou tenho que fazer algo mais além de configurar o openvpn client pro trafego sair pela opt1?
Desde já agradeço a ajuda...
Marco
-
Senhores consegui resolver essa questão de saida do openvpn client pela interface correta.
Para que o OPENVPN consiga sair pela interface correta é preciso colocar a seguinte linha em Advanced Configuration > Custom options:
redirect-gateway local;
Isso força o openvpn client sair pela interface seleciona na configuração, mesmo em Gateway Groups + CARP.
Funcionou bem.
Agora minha Internet sai pela WAN1 e toda VPN sai pela WAN2... caso uma das duas cai, em qualquer dos lados da minha VPN Peer-to-Peer o trafego é remanejado.
Obrigado.