Integração Pfsense 2.4.4 com Active Directory
-
Sim, gostaria de saber como instalo ele no pfsense nesta versão!
-
Se for integração transparente para não pedir mais senha do dominio, segue:
Mesmo para a versão 2.4.4_1 você pode fazer assim:
Edite version em:
vi /etc/versionVai estar --> 2.4.4 mude para 2.4.3
apague também o samba.patch.version
rm -rf /etc/samba.patch.version
Agora rode normalmente o pf2ad para versão 2.4.3:
fetch -q -o - https://raw.githubusercontent.com/pf2ad/pf2ad/2.4.3-SAMBA4/pf2ad.sh | sh
Ao final basta somente entrar no squid na aba authentication e veja se o Authentication Method esta com Winbind NTLM??
Se sim, basta sair salvando.
Pronto
-
Amigo Markinho!
Não entendi, quais os comandos preciso fazer?
-
@rafamaximo2018 said in Integração Pfsense 2.4.4 com Active Directory:
Amigo Markinho!
Não entendi, quais os comandos preciso fazer?
Você vai no servidor pfsense o qual quer integrar com o AD.
Vai na console via SSH e depois replique os comandos abaixo:edite o arquivo "version"
vi /etc/version
dentro desse arquivo terá a seguinte linha
2.4.4-RELEASE
você tem que mudar para
2.4.3-RELEASE
Saia salvando.
Depois apague o arquivo "samba.patch.version" com o seguinte comando, ainda na console.
rm -rf /etc/samba.patch.version
Agora execute ,ainda na console, o comando abaixo:
fetch -q -o - https://raw.githubusercontent.com/pf2ad/pf2ad/2.4.3-SAMBA4/pf2ad.sh | sh
Ao final a integração estará realizada.
Basta você acessar nas configurações do squid do seu PFSENSE a ABA "AUTHENTICATION"
Veja imagem abaixo:Espero ter ajudado...
-
Velho muito obrigado!
Deu tudo certinho.. vc é o cara!! Valew!!!!
-
Velho muito obrigado!
Deu tudo certinho.. vc é o cara!! Valew!!!!
De nada...
-
O Markinho bom dia!
Sem querer incomodar, mas fiz toda integração, com ad tudo certinho.
Só que as páginas so dão acesso negado e quando fui olhar nos logs ele não esta autenticando com os usuários do ad.. Sabe o que pode ser... meu ad e um samba 4
-
@rafamaximo2018 Verifique na aba AUTHENTICATION se o NTLM esta assinalado...
Informe os dados do seu servidor AD.Após desça mais um pouco e veja se o "NTLMSSP Negotiate" está marcado (isso é muito importante para a integração) e coloque os dados do seu domínio. No meu caso é exsa.local e com 50 processos.
Depois vai no menu services e procure o Samba (AD) , esse item no meu foi incluído pelo Pf2AD.
Selecione e informe os dados do seu AD. O meu esquema é Windows 2008+ veja qual eh o seu.
Esse procedimento vai incluir seu PFSense server no seu domínio. Verifique no seu domino pelo "Acitive directory Users and Computers" se o servidor do PFSense apareceu no seu Unidade Organizacional "Computers".
Salve e faça testes.
-
Apo MArkinho consegui novamente!
Agora não consigo é a integração do mesmo com o squidguard... Ele não reconhece as regras de bloqueio... NO Squid sim ele reconhece mas preciso de criar grupos..
Eu fiz assim:
ldapusersearch ldap://192.168.20.1:3268/DC=domain,DC=com?sAMAccountName?sub?(&(sAMAccountName=%s)(memberOf=CN=adm,OU=Acesso,DC=dukar,DC=local))
Está certo?
-
Boa noite pessoal,
estava lendo o post de voces, e estou com uma duvida, fiz tudo que nosso amigo falou, ele so funciona com squid em modo transparente? -
Oi Marcello bom dia!
Não, funciona também em modo autenticado, mas não to conseguindo pois me parece que há algo na configuração do SquidGuard que não esta batendo.
Por isso so consegui transparente, mandei as configurações acima para ver se alguem mais experiente consiga me ajudar...
-
ldapusersearch ldap://192.168.20.1:3268/DC=domain,DC=com?sAMAccountName?sub?(&(sAMAccountName=%s)(memberOf=CN=adm,OU=Acesso,DC=dukar,DC=local))
Rafamaximo2018 você tem que ver 2 coisas pelo que percebi:
Primeiro - Ver se a integração com o LDAP está correta:
Em "LDAP options" você tem que habilitar a integração e também ter uma conta no AD que fara a conexão com o Squidguard, que vai digitar ela no "LDAP DN", como na figura.
Esse LDAP DN você pega o CN (Common Name) através do "ADSI Edit" (ferramenta do domínio para edição das OU's) isso dentro do seu servidor de domínio.
Eu criei uma conta (não administradora) para fazer a integração "pfuser" e peguei o DN (Distinguished Name) dela.
Copie e cole no campo "LDAP DN" e depois digite a senha.
Mark Strip NT DOMIN e Strip Kerberos.
Escolha a versão do LDAP, meu caso é 3.Salve e depois de "Applay" aquela tecla verde na imagem anterior do Squidguard.
Obs importante: Sempre que mexer nas regras ou configurações você tem que dar o "Applay".
Pronto a integração esta feita.
Segundo - Vi que a linha de busca no LDAP está errada. Ela esta assim:
E na verdade deveria ser assim:
ldapusersearch ldap://192.168.20.1:3268/DC=dukar,DC=local?sAMAccountName?sub?(&(sAMAccountName=%s)(memberOf=CN=adm,OU=Acesso,DC=dukar,DC=local))
Vi que seu domínio é dukar.local... então o primeiro DC=domain deve ser mudado para DC=dukar e o segundo para DC=local.
Faça testes...
-
@marcello-marques Essas configurações são para o modo autenticado do Squid.
-
Sim, tentei as duas alternativas. E não deu certo!
Posso até te mandar os prints da minha tela, o usuário que eu criei dentro do AD para integração está com nome de Pfsense..
Ressalto que meu Ad é Samba 4.. Será que tem algo a ver?
-
@rafamaximo2018 é a mesma versão minha. Pode ser que tenha algo errado com seu AD e não com o PFSENSE.
Era pra funcionar direito essa questão de filtro do SquidGuard.
Faça um checklist detalhado de todas s configurações... é demorado mas garanta que não esqueceu nada... Essa questão de integração do AD qqer detalhes pequeno, mesmo uma virgula fora de lugar, impede o bom funcionamento... Outra coisa, verifique esse esse usuário do AD não esta bloqueado. -
Cara fiz e refiz 2 vezes essa verificação!
Realmente não sei o porque isso acontece.... Será pq é samba 4?
-
Certamente é algo relacionado ao SquidGuard pois no Squid funciona as regras normalmente!
Engraçado que eu dou o comando wbinfo -u e ele lista os usuários no pfsense inclusive o que eu criei para integração!
-
eu to achando que pode ser a complexibilidade de senha do samba4...
Exemplo criei um usuário pfuser e senha = senha_1 sera que pode ser isso?
-
Peguei os logs do squidguard... segue:
(squidGuard): ldap_simple_bind_s falhou: Requer autenticação forte (er)
-
@rafamaximo2018 Olha faz o seguinte, assiste esse video:
Link de PFSense Integrado com AD+SquidGuard
Tem ferramentas de testes..