Concessões DHCP mostra somente o roteador...
-
Bom dia!
Instalei o pfSense 2.4.4-p1 64bits em casa, para fins de testes e estudos e, ao acessar as Concessões DHCP, verifiquei que a única concessão foi dada ao meu roteador/wireless TP-Link.
Seria alguma configuração que deve(ria) ser feita no roteador ou, pelo próprio pfSense teria como "pegar" essas concessões.
Tenho a configuração:
ADSL -> pfSense -> TP-Link -> <clientes = PC, notes, smarts, etc...>Nas concessões do TP-Link (obviamente) as concessões estão listadas.
Lembrei que, quando eu utilizava na empresa que trabalhei até 2014, lá eu tinha um switch na LAN gerenciada pelo pfSense, então, eu conseguia controlar as concessões.
Postei para obter sugestões.
-
você deve ter ligado o pfSense na porta WAN do TP-Link, não?
O correto seria, você acessar o TP-Link pela LAN normalmente, alterar o IP dele para ficar na mesma rede do pfSense,
Ex.: LAN do pfSense: 192.168.1.1, ip do TP-Link: 192.168.1.2. Depois disso desativar o DHCP do TP-link. E ligar o cabo que sai da porta LAN do pfSense na porta LAN do TP-Link junto com os demais equipamentos.
-
@obmor said in Concessões DHCP mostra somente o roteador...:
você deve ter ligado o pfSense na porta WAN do TP-Link, não?
O correto seria, você acessar o TP-Link pela LAN normalmente, alterar o IP dele para ficar na mesma rede do pfSense,
Ex.: LAN do pfSense: 192.168.1.1, ip do TP-Link: 192.168.1.2. Depois disso desativar o DHCP do TP-link. E ligar o cabo que sai da porta LAN do pfSense na porta LAN do TP-Link junto com os demais equipamentos.
Sim.... o cabo estava da LAN/pfSense -->> WAN/TP-Link...
Com os ajustes, funcionou.
O "range" do pfSense ficou x.x10.2 até x.x.10.100.... dá pra deixar o range assim ou seria melhor ter o range inciando em x.x.10.3, visto que o IP do TP-Link agora é fixo x.x.10.2 ?
Ajustei também IP fixo para impressora wireless da minha rede, 100% funcionando.
Grato .
-
Eu sempre usei, do 100 ao 250 e entre o 2 e o 100 deixo para os dispositivos fixo, que é claro, em uma residência não haverá uso de tudo isso. Podendo diminuir o range e muito até para evitar várias pessoas conectadas ao mesmo tempo.