Duas subredes na mesma lan
-
Olá pessoal sou novo no pfsense estou com uma grande dificuldade em configurar o meu.
Tenho o seguinte cenário,
uma wan ppoe
uma lanNessa lan gostaria de ter duas subredes a 192.168.0.xx e a 192.168.200.xx
a rede 192.168.0.xx so se conectaria os dispositivos que estiver os mac's cadastrados no servido
e a rede 192.168.200.xx teria um velocidade reduzida de banda e onde todos os outros dispositivos se conectariam ou ser conectado a rede e com portal cativo habilitado nela.
Quando o mac do dispositivo for cadastrado no servidor ele passaria da rede 192.168.200.xx para rede 192.168.0.xx para integrar a rede corporativa.
Teria como fazer essas configurações?
-
Oi Allexander,
Se você tem switch gerenciável no seu ambiente recomendo que configure VLANs para segmentar sua LAN em duas. Deste modo vc vai conseguir montar as configurações que descreveu sem maiores problemas.
Na VLAN "10" vc deixa o DHCP com amarração por MAC
Na VLAN "200" vc deixa o DHCP sem amarração, mas ativa o Captive Portal, limitação de banda, etc. -
No caso não tenho switch gerencial, queria montar de uma forma que não precisasse de um pois a estrutura já esta montada.
-
Bom, você pode fazer o seguinte então:
Habilite o Captive Portal para a LAN;
Amarre os MACs que quiser no DHCP Server;
Cadastre os IPs amarrados no DHCP Server na lista de IP Addresses do Captive Portal para que estes IPs não passem pela autenticação;
Crie Alias para faixas de IP distintas;
Controle banda não pelo Captive Portal, mas por regras de firewall via Traffic Shaper para tendo como origem o Alias que vc deseja reduzir a banda.
-
@allexander-caneschi sem vlan ou outra switch para separar fisicamente não tem como.
-
@tomaswaldow vc sabe de algum outro gratuito que consigo fazer isso? pq pago eu conheço um.
-
@allexander-caneschi isso não é uma questão de software (firewall) é rede;