Gateway do Link Secundário (WAN2) Fica Sempre Offline - Failover de Links Não Funciona
-
Olá pessoal,
Estou com problemas no pfSense versão 2.4.4-RELEASE-p1 onde tenho 2 links de Internet, sendo que o link primário o gateway fica online e o link secundário sobe as configurações corretamente na interface de rede inclusive com o gateway, mas ele fica offline.
A finalidade para esse pfSense foi também aproveitar o recurso de failover, caso o link principal na WAN1 fique inoperante o link secundário na WAN2 assuma de forma automática.
O Grupo de gateway está criado para fazer o failover mas não está funcionado acredito eu por que o gateway da WAN2 aparece offline conforme os prints abaixo postados.
Portanto da maneira que se encontra caso o link principal caia o secundário não assume automaticamente.
Para funcionar o secundário eu tenho que ir até a opção de default gateway e trocar para o gateway da interface WAN2 conforme print abaixo.
Alguém já passou por esse problema e conseguiu identificar qual a solução a ser aplicada para que o grupo de gateways do failover funcione de forma automática e totalmente transparente?
Sugestões são bem vindas.
Obrigado.
Atenciosamente.
César Moura
-
Olá, você setou o monitor IP para um destino que sua WAN2_DHCP consiga se comunicar?
-
Olá leo_pfsense,
Sim no monitor IP está setado na WAN1 o servidor de DNS do Google 8.8.8.8 e na WAN2 o servidor de DNS do Google 8.8.4.4
Inclusive já coloquei outros IP no monitor da WAN2 (1.1.1.1 / 9.9.9.9) e a WAN2 no dpinger continua offline.
Atenciosamente.
César Moura
-
Essa sua WAN2, fora do grupo de gateway, fica online?
-
Olá leo_pfsense,
Não tinha reparado e feito ainda esse teste!!!
Fiz agora tirando a WAN2 do grupo de gateway, e a mesma continua pelo monitoramento do dpinger como offline.
O que poderia ser? Você tem alguma sugestão para tentar resolver o problema apresentado?
Por enquanto muito obrigado pela ajuda prestada leo_pfsense.
Atenciosamente.
César Moura
-
Olá leo_pfsense,
Descobri por que a WAN2 não ficava online e agora o gateway secundário está ativo corretamente e o failover também está funcionando corretamente!!!
O detalhe era setar o Data Payload da WAN2 de 0 (default) para 1. Achei essa informação lendo uma documentação no fórum em https://forum.netgate.com/topic/98407/dica-gateway-monitoring-daemon-n%C3%A3o-funcionando-no-pfsense-2-3-dpinger
Obrigado leo_pfsense pela ajuda prestada.
Atenciosamente.
César Moura
-
Oi @acamoura ! fico feliz que você tenha conseguido resolver a questão. Interessante a informação sobre o payload, não conhecia esta opção, deve ser em razão de alguma particularidade do seu cenário, do provedor talvez.
Abraços e boa semana!
-
@acamoura obrigado pelo seu post cara, estava com esse problema há mais de um mês e também consegui resolver.
Abraços
-
Olá @bcl,
Estamos presentes aqui no fórum para todos nós nos ajudarmos.
Abraço.
Atenciosamente.
César Moura
-
Olá continuo com o problema mesmo mudando o data payload, alguma outra idéia?
-
@andreipf said in Gateway do Link Secundário (WAN2) Fica Sempre Offline - Failover de Links Não Funciona:
@andreipf said in Gateway do Link Secundário (WAN2) Fica Sempre Offline - Failover de Links Não Funciona:
Também estou com o mesmo problema, alterei o payload....mas sem sucesso.
Alguém pode ajudar?
Obrigado!