Vlans no pfsense
-
Boa tarde a todos, tenho uma dúvida, na empresa em q trabalho eles tem 9 vlans já configuradas na rede, para Melhoria eles querem q eu implante o pfsense, como faço pra adicionar todas essas vlans no pfsense?
Acredito q teria de ser criado as mesmas vlans dentro do pfsense e na conexão entre o o pf e o switch configurar a porta trunk, seria isso? -
Oi @Hammerhand , essas VLANs vão entrar no pfSense em uma única interface de rede física? Caso positivo a porta do switch deve atuar como tronco, recebendo o tráfego das VLANS. Então, no pfSense, Interfaces - Assignments - VLANs você as adiciona cada qual com sua respectiva tag.
-
@leo_pfsense olá, acredito q será desta maneira, pois terei q instalar o pf em um servidor vmware esxi, é a primeira vez q irei instalar ele virtualmente, se puder me dar umas dicas sobre, fico muito agradecido.
Atenciosamente
-
Posso ajudar sim, mas não tenho experiência com esse virtualizador. Provavelmente vc não precisará configurar VLANs no pfSense, mas no virtualizador. Você deverá adicionar VLANs no vmware e atribuí-las na máquina virtual que será instalado o pfSense. Aí o pfSense vai enxergá-las como interfaces físicas.
-
@leo_pfsense obrigado pela dica, vou criar um laboratório primeiro pra teste aí mostro com foi.
-
@leo_pfsense ah, por um acaso sabe de algum tutorial bacana pra fazer a instalação do PF no vmware esxi?
-
Legal.. Infelizmente não tenho, @Hammerhand
Até mais