Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

VLAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 6.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F
      flanandorj
      last edited by

Olá a todos,

Resolvi utilizar o Pfsense pela primeira vez num projeto de VLAN.

Disponho de switchs 3Com gerenciáveis.

Etapas que realizei:

1- Criei num switch além da Vlan_default, a Vlan2, Vlan3, Vlan4, etc.
      2- Instalei o Pfsense num micro com 3 placas de rede.
          1 para Wan
          1 para LAN
          1 para Vlans
      3- Criei as Vlans no Pfsense apontando para a placa de rede (3) destinada a Vlans.

O que preciso e não estou conseguindo fazer:

1- Fazer com que todas as Vlans tenham acesso a internet.
      2- Quando consegui fazer as vlans acessarem a internet acabou elas se acessando também e isto eu não quero porque nenhuma vlan pode acessar outra vlan.

O projeto é simples. Preciso montar um Firewall / Router para tratar 3 redes diferentes, 1 Wan, 1 Lan e várias Vlans.

Nenhuma Vlan pode acessar a outra.

Todas as redes deverão ter acesso a internet.

Conheço pouquíssimo do PFsense e não encontrei nada na internet que me desse esta orientação.

Gostaria da ajuda de vocês. Se puderem me guiar num passo a passo pela webinterface do PFsense, seria mais fácil para mim.

Desde já obrigado a todos.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        rafael.cardoso
        last edited by

uma pergunta, vc entendeu como funciona o firewall do pfsense? lan, wan como funciona as regras?

poste ae depois conversamos…

Respect is Everything!

• F
          flanandorj
          last edited by

@rafael.cardoso:

uma pergunta, vc entendeu como funciona o firewall do pfsense? lan, wan como funciona as regras?

poste ae depois conversamos…

:D  ??? ??? ???

Rafael,

Primeiramente obrigado pela sua intenção em ajudar.

Bem, o que entendi do Pfsense é que ele é um Firewall robusto, projetado para prover alta segurança e cheio de recursos. Tem como principais características:

• Não instala sem que haja pelo menos 2 interfaces de rede, uma para Wan e outra para Lan;
          • Todas as demais placas surgirão na webInterface com nomes sucessivos OPT(X);
          • Todas as interfaces OPT(X) são desabilitadas por default;
          • É padrão no Pfsense que o tráfego entre as interfaces seja bloqueado;
          • Para que haja comunicação entre as interfaces é necessário que se construa regras no Firewal para cada interface envolvida;
          • No caso de Vlan, é necessário que se determine uma interface (OPT) para assumir as Vlans e em seguida tem que habilitá-las.

Não encontrei nenhum material de leitura bom para me ajudar nos estudos. Os melhores que encontrei ainda são muito vagos, ou servem de checklist para os mais experientes.

http://doc.pfsense.org/index.php
          http://doc.pfsense.org/index.php/Category:FAQ
          http://doc.m0n0.ch/handbook

Pelos motivos acima preciso muito da ajuda dos voluntários deste forum. Preciso de dicas, instrutivos, orientações e se possível um bom material para estudos, pode ser em inglês também.

Neste momento de acordo com o ambiente de rede exemplificado no início deste post estou precisando de uma orientação:

A- Meu link de internet já está "linkado" na interface wan do pfsense. Já tenho internet funcionando no pfsense. Testei na própria maquina via shell.

B- Tenho mais duas interfaces instaladas, LAN e OPT1

C- A Lan já foi endereçada por default (192.168.1.1) e é ela que estou utilizando para linkar com o meu switch.

D- A OPT também já está configurada e servindo de apontamento para algumas vlans que criei. Ela também está linkada com o meu swich na porta 24 que é a mesma porta configurada para todas as minhas vlans.

Preciso fazer com que:

1- A Lan tenha acesso a internet
          2- Que todas as vlans tenham acesso a internet mas não se encherguem.

obrigado.

• R
            rafael.cardoso
            last edited by

me adiciona ae no msn, posso te dar uma ajuda, também não sei muito mas acho que posso ajudar um pouco..

Respect is Everything!

• M
              marcaobv
              last edited by

@flanandorj:

Olá a todos,

Resolvi utilizar o Pfsense pela primeira vez num projeto de VLAN.

Disponho de switchs 3Com gerenciáveis.

Etapas que realizei:

1- Criei num switch além da Vlan_default, a Vlan2, Vlan3, Vlan4, etc.
              2- Instalei o Pfsense num micro com 3 placas de rede.
                  1 para Wan
                  1 para LAN
                  1 para Vlans
              3- Criei as Vlans no Pfsense apontando para a placa de rede (3) destinada a Vlans.

O que preciso e não estou conseguindo fazer:

1- Fazer com que todas as Vlans tenham acesso a internet.
              2- Quando consegui fazer as vlans acessarem a internet acabou elas se acessando também e isto eu não quero porque nenhuma vlan pode acessar outra vlan.

O projeto é simples. Preciso montar um Firewall / Router para tratar 3 redes diferentes, 1 Wan, 1 Lan e várias Vlans.

Nenhuma Vlan pode acessar a outra.

Todas as redes deverão ter acesso a internet.

Conheço pouquíssimo do PFsense e não encontrei nada na internet que me desse esta orientação.

Gostaria da ajuda de vocês. Se puderem me guiar num passo a passo pela webinterface do PFsense, seria mais fácil para mim.

Desde já obrigado a todos.

Também estou iniciando no pfsense. E tenho interesse nessa solução de criação de vlans para separar o tráfego e acessar a internet. Se você conseguir solucionar o problema, disponibiliza a solução.

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.