Configuração de PFSENSE em uma rede de pequena empresa
-
Boa tarde.
Estou trabalhando há pouco tempo em uma empresa, e estou tentando implantar um PFSENSE na mesma pois o orçamento é apertado e é meu primeiro emprego como Analista de Infra e segurança.
Cenário na empresa.
1 FiberLink (que recebe a fibra).
1 roteador que faz a conexão com a internet por conexão PPOE (cabo RJ 45 saindo do fiber link até o roteador).
1 Switch gerenciavel Intelbras 24 portas.
1 Computador com PFSENSE (Zeon 2 Cores, 8GB DDR2, 160 GB HD 3 placas de rede 100/1000 [2 que eu adicionei] bge0, re0 e re1).
1 Tanto a rede cabeada quanto a rede wi-fi trabalham na mesma faixa de IP 192.168.0/24Configurações realizadas.
Instalação básica do PFSENSE
Configurei WAN na placa bge0 (onboard)
Configurei LAN na placa re0
Configurei OPT1 na placa re1Dúvidas.
No cenário, onde pretendo que o PFSENSE gerencie a rede cabeada da empresa e também implantar um Captive Portal eu realizei os passos.
Conectei o Fiber Link na porta WAN do servidor do PFSENSE. No PFSENSE configurei o PPOE com os dados de conexão.
Conectei um cabo RJ 45 na porta lan do PFSENSE e dele até o Switch
Conectei um cabo RJ 45 na porta OPT1 até o roteador.Não tive tempo de testar muito, pois chego mais cedo no serviço justamente para pequenos ajustes e testes, porém, hoje cheguei até mais cedo que o habitual mas só consegui entrar na empresa as 07:30, tive que ligar na empresa de internet para pegar os dados de conexao do PPOE.
Com tudo que eu disse até aqui, a minha ideia principal, está valida, ou estou fazendo só cagada?
Agradeço antecipadamente a ajuda :)
-
O único detalhe que você pode incrementar caso não tenho feito é desativar o DHCP do roteador que esta na OPT1 e ligar o cabo na porta LAN do roteador, para assim você gerenciar bem os dispositivos wi-fi igual será com os cabeados.
-
Bom dia @housekore , blz?
Acredito que está no caminho correto, na sua descrição apenas não identifiquei qual a necessidade prática do PF na sua rede.
Vc pretende realizar o controle de acesso a sites? limitar/controlar a banda? Quanto ao Capite Portal, a necessidade de implementação da mesma é para acesso a rede para o público (visitantes) ou controle de acesso para usuários e máquinas pessoais?Abraços.
-
@ghislenidroid said in Configuração de PFSENSE em uma rede de pequena empresa:
Bom dia @housekore , blz?
Acredito que está no caminho correto, na sua descrição apenas não identifiquei qual a necessidade prática do PF na sua rede.
Vc pretende realizar o controle de acesso a sites? limitar/controlar a banda? Quanto ao Capite Portal, a necessidade de implementação da mesma é para acesso a rede para o público (visitantes) ou controle de acesso para usuários e máquinas pessoais?Abraços.
Bom dia meu caro :)
A rede aqui tem 12 maquinas (PCS e notebooks) e todos os funcionários fazem uso de smartphones e alguns tabletes . O portal seria para gerenciar acesso da wi fi limitando a banda dos usuários (a empresa perdeu uma licitação que traria um bom valor para o caixa simplesmente porque a banda estava toda sendo usada e com isso não conseguiram enviar alguns arquivos).
PFSENSE em si, fora isso, seria uma segurança a mais para a rede já que há alguns dias a mesma foi vitima de invasão.
Com isso eu bloquearia alguns sites, controlaria a banda (temos apenas um plano empresarial de 50mb download e 10mb upload e outro da OI de 10mb e 2mb de upload).
Como estou trabalhando com recursos limitados, estudei e pesei os prós e contras em utilizar o PFSENSE.
-
@obmor said in Configuração de PFSENSE em uma rede de pequena empresa:
O único detalhe que você pode incrementar caso não tenho feito é desativar o DHCP do roteador que esta na OPT1 e ligar o cabo na porta LAN do roteador, para assim você gerenciar bem os dispositivos wi-fi igual será com os cabeados.
Bom dia!
Sim, vou desabilitar o DHCP do roteador
-
@housekore Quando implementei ele aqui na empresa, comecei com uma estrutura semelhante a tua.
Permito o acesso somente das máquinas corporativas, associando IP ao MAC, separei por faixas os setores;
Estáticos
192.168.1.1 PFSENSE
192.168.1.2 a 19 Impressoras, roteadores switches;
192.168.1.20 a 39 comercial
192.168.1.40 a 59 administrativo / financeiro
192.168.1.60 a 79 gerentes / diretoria
192.168.1.200 - servidores / admDHCP
192.168.1.100 a 150O acesso é controlado pelo E2Guardians, de acordo com as ACL's e Grupos.
Os dispositivos móveis eu libero mediante a autorização prévia da diretoria.