Interface NET em Bridge e LAN pfSense com mesmo enderaçamento LAN do roteador.
-
Boa tarde a todos,
Estou com um possível problema em um cliente.
Mas primeiro vou explicar um pouco como é na empresa em que trabalho e como é no cliente...
Aqui na empresa
pfSense com 3 interfaces
WAN - Internet (cujo provedor não posso revelar)
OPT1 - NET em modo Bridge
LAN - Rede comum 192.168.30.0/24No cliente
WAN - NET em modo Bridge
LAN - 192.168.100.0/24
Um possível problema: o técnico da NET me explicou que com modo router, por padrão, os routers da NET endereçam 192.168.0.0/24 - OK, mas a partir do momento que em se muda para bridge, ele endereça para apenas um cliente (IP Público que vai para WAN - OK) e blá-blá (tem vários tópicos sobre isso aqui no fórum).
Só que... esse cliente (antes de eu assumir) já utilizava esses endereçamentos na rede dele, a única diferença era que o FW dele era um Debian e que o cara fez tudo na mão. Aí há pouco tempo eu descobri que em modo bridge, se vc colocar um endereço na sua placa e conectar o cabo na porta lan, ele permite vc acessar as configs dele (para mudar para modo router novamente, por exemplo).
Ex.: IP 192.168.100.10 | Máscara /24 | GW 192.168.100.1A partir deste momento, na rede da empresa em que trabalho criei uma rota estática e funcionou, consigo acessar o router, rsrsrs..(até então eu não sabia como acessar o router depois de transformar em bridge.
Mas aí blz, depois que descobri isso, para não afetar a rede dele, até porque ele sempre usou assim, eu apenas tirei o GW da LAN do endereço 192.168.100.1 para 192.168.100.254 (daí acessa o pfsense por esse IP).
Agora eu gostaria de saber, pelo fato de o Router ter uma 'LAN' forçada pela rede 192.168.100.0/24 e a LAN propriamente dita do pfSense do cliente ser também a rede 192.168.100.0/24, pode dar conflito? Pois diferentemente do meu trabalho, lá ocorre bastante interferência e perca de pacote, latência e etc... E eu fico me perguntando o que pode causar isso... Pois tem um Traffic Shapper configurado lá e mesmo assim eles reclamam muito da internet oscilando.
Obs.: a LAN dele não acessa o Router da NET, mas creio que se mudar o GW em uma estação e colocar o 192.168.100.1 ele acessa, pois tentei criar uma rota estática igual fiz no meu trabalho e deu ruim ("This network conflicts with address configured on interface LAN.").
Bom, sou novo aqui, embora já trabalhe com pfsense há quase 3 anos, e este é meu primeiro post, desde já agradeço a quem pelo ao menos ler e mais ainda a quem puder dar dicas. Espero ter dado o máximo de detalhes.