Sem acesso a compartilhamentos no windows 10
-
Bom dia
Recentemente implantei o PFSense aqui em nossa autarquia de saúde com o seguinte cenário:
1 - Fibra de internet de 150mbps (WAN)
1 - Fibra de comunicação com a prefeitura (OPT - 172.168.1.0/24)
1 - Rede interna (LAN - 192.168.0.0/24)As regras de bloqueio e navegação estão funcionando perfeitamente e fiquei assustado com a performance da internet depois de da implantação do mesmo.
O que acontece:
Temos um sistema que roda em um windows server que fica na prefeitura (link OPT), e o mesmo acessa via compartilhamento de pastas com mapeamento, em maquinas windows 7 vai que é uma beleza, já em maquinas windows 10 ele não encontra a rede de jeito nenhum.
Pesquisando pela net vi que teria que liberar a porta 445 (SMB), deu certo com isso, porém minha internet caiu na mesma hora, notei nos logs que ele faz diversas requisições para endereços de fora da rede nessa porta (mais de 2000).
Então fica minha dúvida, o que fazer nesse caso, se libero a porta 445 ele acha os compartilhamentos, mas fico sem internet.
Desde já obrigado.
-
Você liberou a porta 445 para o mundo ou apenas a rede com a qual você precisa conexão?
Portas referentes a SMB e outros serviços windows faça da maneira mais restrita possível. Alguns serviços do Windows além de serem muito vulneráveis são vetores de ataque. o Active Directory é usado para DDoS, por exemplo. Um usuário ma intencionado faz usa pacotes forjados com o endereço da rede que ele quer derrubar para sua rede. Faz requisições de 40, 50 byes e obtém respostas de mais de 1500 bytes. Senta a rede a da vítima. E a sua.