(DUAL WAN) Acesso externo falha pela WAN2
-
É um problema que enfrento desde a versão 2.1 porém agora tenho necessidade de corrigir.
Tenho um firewall com 2 links de Internet e 1 LAN.
Está configurado para liberar acesso a interface web para o meu ip (valido) externamente, porém só consigo pela WAN1, que é a rota padrão do firewall.
Se altero a rota padrão para a WAN2, passo a acessar por ela e perco acesso pela WAN1.
Isso também interfere nas NATs e não somente na interface web.
Alguma sugestão?
-
Alguém?
-
tem um grupo de GW criado com o GW dos 2 link ?
vc quer usar os 2 simultâneos ?
-
Sim tem um grupo criado com os 2 GW, mas isso seria para saída.
Meu problema é a entrada, quero acessar externamente, porém só consigo pelo link que é a rota padrão do firewall, pelo segundo nem o acesso ao pfsense nem as NATs funcionam. Porém se eu alterar a rota para o segundo link eu perco acesso pelo primeiro (pfsense e NAT). Ou seja, a entrada só funciona pelo link que é a rota padrão do fw. -
Eu tenho aqui 2 links, em outro momento tinha 3.
Usando o IP desses links consigo acessar meu serviços e portas externamente.Como estão suas regras de NAT ?
-
Eu tenho vários firewalls pfsense em localidades diferentes, porém em algumas isso ocorre, sem motivo aparente.
Existem NATs e regras para ambos links, como falei, se eu altero a rota padrão ele funciona, porém o link que não é padrão fica sem acesso externo.
Versão 2.4.2 neste caso.
-
O meu esta na 2.4.4. Você usa rotas estáticas ?
-
Não, o firewall está "limpo". Foi feito do zero, aplicado ip nas interfaces lan, WAN1 e WAN2, NAT, regras de liberação e gateway groups, nada mais.
-
Estou com o mesmo problema.
Alguns estavam funcionando e parou do nada.
Alguem com a soluçãow? -
Olá @zandrosc qual a versão que você está usando do pfSense?
-
@acamoura 2.5.1
-
@zandrosc essa versão tem um bug tracker em aberto para este problema que será resolvido na versão 2.5.2
Tem uma versão da 2.5.2-BETA que você atualizando já corrige esse problema.
Ou aguardar o lançamento da versão definitiva 2.5.2-RELEASE que deve para sair nas próximas semanas.
Atenciosamente.
César Moura
-
@acamoura Fiz o Upgrade para a Versão 2.5.2-BETA e corrigiu o problema.
Obrigado. -