PFSense & SIP Phone (Thomson ST2030)- Vodafone Portugal


  • Boa noite, venho por este meio pulbicar o post referente ao nosso cenário.

    Temos um Firewall PFsense com 1 ip publico na Vlan 100 da Vodafone .
    Acontece que a Vlan 100 é para internet da propria operadora, sendo a vlan 101 necessária para registo voip.

    Temos apenas 1 porta de entrada Wan e eu preciso de saber como assinar a vlan 101 e 100 na mesma porta para ter acesso aos dois serviços da operadora, e colocarmos um telefone voip com firmware sip na rede , autenticado correctamente e a funcionar . Necessito de ajuda para este processo, se poderem ajudar .
    a imagem disponibilizada é do telefone thomson st2030 já configurado com os dados da operadora VOIP thomson.PNG
    Caso este post não esteja na categoria correta, solicito que informem para eu poder alterar.


  • @NeutrailSystems

    Tens router com ont ou tens ont separado?


  • Configure as duas VLAN no pfsense na porta que sai para sua rede. No switch configure uma porta TRUNK e a porta que esta conectado o sip phone como TAG para as duas vlan.


  • Tenho apenas o ONT , com 1 Gbps


  • Imagem das interfaces ip.PNG


  • a interface wan está com Vlan 100 , a voip é outra placa de rede com vlan 101 assignada , sem nenhum cabo ligado


  • Alguém para ajudar?


  • @ironlion said in PFSense & SIP Phone (Thomson ST2030)- Vodafone Portugal:

    TRUNK

    Tentei fazer o trunk como disseram mas sem sucesso


  • vai onde cria a VLAN e atribui na placa.


  • Se só tens ONT é fácil. Tens 2 hipóteses:

    Mais dificil para mim:
    1- Esta configuração necessita de 3 portas livres na pfsense, ou 3 placas de rede. ligas um cabo do ONT a uma porta(1) na pfsense e tens de criar 2 vlans, vlan 100 e vlan 101 em "Interfaces-> Interface Assignments -> vlans" (vou dizer os menus em ingles). Atenção ao parent iinterface que deve ser o que ligaste o cabo. Depois tens de ir a "Interfaces-> Interface Assignments -> Interface Assignments" e associar o interface WAN à vlan 100. O interface WAN, em Interfaces -> WAN, deve estar configurado para DHCP. A partir deste momento tens de ter acesso à internet na porta que configurate como LAN(2) Se assim não for algo está mal. Depois voltas a "Interfaces-> Interface Assignments -> Interface Assignments" e associas a vlan 101 ao mesmo parent interface(porta1) da WAN.. Podes chamar-lhe VOip_WAN e configurar o interface como dhcp exatamente como o anterior. Crias um interface com o nome VOip_LAN e associas à porta(3) que ainda tens livre e das um ip que não exista na tua rede. ao ligares o telefone ja deve funcionar. É natural que sejam necessários alguns ajustes. Estou a fazer esta configuração de cabeça.

    Mais facil para mim:
    2- usa um switch capaz de vlans e configura uma porta, onde vais ligar o cabo que vem do ONT, com 2 vlans: 100 e 101. Depois, no switch associa uma porta para vlan 100 e liga a WAN da pfsense. Outra porta para vlan 101 e liga o telefone. E já está. Se tiveres um switch pequeno, esta é a configuração mais facil.


  • @Hugovsky Boa noite!, vou testar e depois coloco o resultado. Obrigado , até breve


  • @Hugovsky Boa tarde, tentei configurar o trunk mas com muita dificuldade, consegue ajudar com esses comandos para configurar as portas 46,47,48 ?

    não estou a conseguir. A ideia é colocar a porta 48 com as duas vlans e a 47 para o pfsense e a outra para o voip phone


  • Exato. Como posso ajudar? que switch usas?


  • @Hugovsky Cisco Catalyst 3560G


  • Não sei os comandos mas tens de fazer com que uma porta receba as vlans 100 e a 101 e apenas essas. Nomemalmente isto é uma configuração trunk com essas 2 vlans. Depois uma porta que pertença à vlan 101 e outra à 101. Não tenho grandes conhecimentos de ios mas na net deves safar-te. Se puderes, arranja um switch mais simples e mais pequeno e testa a configuração. Depois configuras o cisco.