Como permitir determinado IP ter acesso a internet
-
Olá a todos,
Sou novato no mundo do pfsense, firewall e rede.Gostaria de saber se existe uma maneira de permitir que apenas certos usuários acessem a internet pelo link secundário , wan 2.
Na empresa que trabalho o link secundário é um vivobox e sua velocidade é limitada. Já tenho configurado um load balance entre os 2 links de internet. Porem sempre que cai o primeiro e o segundo assume ele não da conta da demanda e praticamente todos ficam sem acesso a internet.
Gostaria de saber se consigo fazer alguma configuração, para que quando o link secundário subir, apenas alguns IP's recebem internet e os demais fiquem sem, para focar os que necessitam mais do acesso.
Agradeço a atenção desde já!
-
É uma ideia complicada, porque até então eu não vejo como a regra vai entender que ela só será válida quando o link1 cair. Porque se você cria um regra já definindo os ips permitidos usar o link2, você já está fazendo um "load balance" manual.
-
Boa tarde,
Supondo que a WAN 1 caia, e você queria que apenas alguns hosts sejam chaveados para a WAN2, eu faria da seguinte maneira:
Você cria uma regra de Firewall, com gateway WAN1 (sem utilizar o gateway group).
Permitir LAN para ANY utilizar WAN1.Quando a WAN1 cair, a regra não será mais utilizada e será removida da lista até que a WAN1 volte a operar.
Para que isso aconteça, você pode ir em:
System > Advanced > MiscellaneousE marque a opção:
Skip rules when gateway is downA segunda regra de Firewall que estaria na sequência, você faria HOSTS A B C para any sair pela WAN2.
-
@mcury obrigado pela dica, vou tentar.
Nesse caso eu desativo o load balance correto ?
Essas regras no firewall eu faço elas na parte de LAN mesmo ? -
Sim, o load balance nesse caso não funcionaria, pois você não estaria mais utilizando os gateways groups.
Sim, as regras seriam criadas na LAN.Obs: Para configurar os gateways nas regras, você precisa ir na parte advanced options e por o gateway lá.
Edit:
Me ocorreu que você pode sim continuar a usar o balanceamento.
As regras seriam assim:Permitir hosts a,b,c para ANY utilizar gateway group.
Essa regra sempre estaria ativa e com balanceamento.A próxima regra seria LAN_net para ANY utilizar WAN1.
- hosts A,B,C teriam load balance nas duas WANs.
- O restante da LAN sairia apenas pela WAN1.
-
@mcury Muito obrigado pelas dicas, vou fazer os testes e passo o feedback assim que possível