WPAD com VPN Remote Access



  • Bom dia,

    Fiz a configuração do WPAD normalmente para bloquear sites em minha rede local usando o Squid, mas quando se trata de uma VPN Remote Access, não consigo fazer com que esta configuração funcione. É possível este cenário? Se sim, qual a maneira correta para fazer as maquinas conectadas a VPN receberem os arquivos do WPAD?



  • Bom dia Caio, a VPN não usa o DHCP, ela funciona através de pool.
    O que eu sugiro é adicionar a interface da VPN lá em Interfaces > assignment.
    Depois vá lá no Squid, e habilite o proxy transparente para a interface da VPN.

    De repente existam melhores opções, tem alguns tópicos já a respeito disso, pesquise aqui no forum por: "squidguard filter vpn" e vê se encontra o que procura.

    Edit: Caso siga a minha sugestão, não se esqueça de habilitar a interface após adiciona-la



  • Boa noite @mcury,

    Muito obrigado pela ajuda, devo usar essa opção sim.

    Só vou estudar a melhor forma pois não tenho controle sobre as maquinas que navegarão pelo proxy, por isso tinha optado pelo WPAD.



  • @caio-turra De nada Caio.
    Acho que o WPAD pode ser configurado também por DNS, já tentou apontar os clientes da VPN, a utilizar o DNS do pfsense, e lá criar as entradas necessárias?
    De repente você consiga aí utilizar o PAC da maneira que preferir.



  • @mcury Bom dia.
    Consegui fazer a configuração do wpad para passar pela VPN via DNS, não estava funcionando porque não tinha criado a interface de VPN e selecionado para que o squid a utilizasse como interface de proxy. O que falta agora, é que não consigo autenticar meu squid com o AD, mas isso tratarei em um outro tópico. Muito obrigado pelo apoio.


Log in to reply