Acessar modem da NET em modo bridge através da LAN do pfsense
-
Acessar modem NET modo bridge.
Prezados, venho notando através do tempo, que muitos tem essa dúvida, portanto resolvi compartilhar como fiz para manter o acesso ao modem depois que o modo Bridge é habilitado.
Há diversos modelos de modems da NET, falo especificamente aqui sobre o HUMAX HGB10R-02, mas serve para outros modelos também, pois todos seguem o mesmo princípio.
Inicialmente o modem vem configurado com um IP de gerência: 192.168.0.1
No entanto, ao configurar o modem em modo bridge, o IP de gerência do modem muda para outra faixa, aparentemente sem explicação.Observei que ao reinciciar o modem com o pfsense já ligado, a WAN do pfsense recebia através do DHCP um IP do range 192.168.100.X
Portanto, através de uma captura, observei que o DHCP server que me enviava o IP errado era 192.168.100.1, fui em Interfaces > WAN, coloquei em 'Reject leases from' o IP 192.168.100.1 e com isso, comecei a receber um IP público no pfsense, ligando o modem a qualquer momento.Estranho, pois, o IP do modem não era 192.168.0.1?
Ao mudar o modem para o modo bridge, o IP de gerência do modem muda para 192.168.100.1 e o IP 192.168.0.1 deixa de existir.Bem, agora vem o procedimento para acessá-lo enquanto estiver em Bridge, através da LAN atrás do pfsense.
1 - Indo em Firewall/Virtual IPs, crie um IP Alias com o IP na faixa de IP do modem, no caso aqui, eu criei 192.168.100.2/24
2 - Vá em Firewall/NAT/Outbound e crie uma regra conforme a seguir: -
@mcury said in Acessar modem da NET em modo bridge através da LAN do pfsense:
Estranho, pois, o IP do modem não era 192.168.0.1?
Ao mudar o modem para o modo bridge, o IP de gerência do modem muda para 192.168.100.1 e o IP 192.168.0.1 deixa de existir.essa é uma prática comum em fabricantes e / ou ISP CPE "custom" FW
Bom trabalho -
Obrigado