PfSense não funciona em dispostivos móveis
-
Bom dia, boa tarde ou boa noite.
Primeiro agradeço a qualquer um que tentar me ajudar neste tópico.
Segundo, não sei se estou postando no local correto, é minha primeira postagem no fórum, e vou tentar detalhar ao máximo minha situação.
Os dispostivos móveis da minha rede não conseguem acessar a internet quando se conectam a rede do pfense, absolutamente nenhum dispositivo movel.
Meu pfSense está em uma maquina virtual, com 3 placas de rede, uma WAN, e duas LAN, e não funciona em nenhuma das duas, sendo que todas as placas estão em modo bridge na maquina virtual.
De primeiro eu estava tentando configurar o captive portal, e só na hora de testar que me dei conta de que os dispositivos móveis nao conseguem acessar a internet ao se conectarem na rede do pfsense.
Porém, os computadores cabeados funcionam normal, inclusive autenticam normalmente no captive portal sem problema algum.
Minha rede está assim: Desktop com Virtual box e pfsense instalado - Um roteador TPLink ligado em uma das LANS - e do roteador esta indo para um computador, que estou testando pra ver se ia funcionar normalmente e funcionou, porém , pelo sinal do wifi não funciona.
Obs: o DHCP do pfsense esta ativo, porem o roteador nao pega este DHCP , ele pega o ip direto da placa de rede , e nem é o que eu coloquei no computador, ele pega como se fosse um IP de fábrica, então o DHCP do pfsense nao passa pra ele, por isso eu tenho que ativar o DHCP do roteador tambem e colocar o mesmo range do pfsense para que os dispostivos moveis sejam encaminhados para a pagina de login do captive portal, mas apos fazer o login a internet nao funciona.
-
Faça o seguinte teste com este roteador: acesse ele através da LAN; Altera o IP dele para a mesma faixa do DHCP do PfSense (que fique fora do range do DHCP); Desativa o DHCP do Roteador; Pluga o cabo que saí do PfSense em alguma das portas LAN (não na WAN) do roteador.
Feito isso, conecte um computador neste roteador através de um cabo em outra porta LAN e veja se ele navega normal, acessa o CP e tudo mais. Se sim, veja se o acontece com o Wi-Fi.
-
Bom dia @obmor
Realizei mais testes, e conclui que o problema se encontra no proxy... Atualmente utilizo o e2guardian, e foi simplesmente desligar o proxy e a internet começou a funcionar normalmente nos dispositivos móveis.
-
Estranho ele bloquear só os dispositivos no wifi. mas, pelo menos problema solucionado por enquanto.
-
Problema resolvido !!
Resolvi retirando a opção "Filtrar sites SSL forjando certificados SSL" na aba "Groups" na configuração do E2Guardian5.
Também notei que os dispositivos móveis estavam pegando o ip do roteador como gateway , o que achei muito estranho pois o DHCP do mesmo já estava desabilitado, apenas refiz as configurações e voltou ao normal.
Obrigado pela ajuda !
-
Show! Que bom que encontrou a solução!! o/
Não esqueça de colocar como resolvido no tópico =D