Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFSENSE não conecta com IP dinâmico

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 790 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      Des20
      last edited by

Bom dia pessoal, tudo bem?

Gostaria de tirar uma dúvida:

Na minha empresa, temos o PFSENSE 2.4.0 BETA, que está recebendo o link da Vivo pela WAN.
      E fazendo a autenticação PPPOE perfeitamente na WAN.
      Só explicando, no PFSENSE temos 2 placas LAN (duas redes diferentes) e 1 WAN (PPPOE VIVO).
      Acontece que meu chefe comprou recentemente um load balance TL-R605, para colocarmos mais um link de redundância.
      Nossa idéia é que o link da Vivo e o link de redundância, entrem com a rede no load balance (nas duas portas WAN) e após passar pelo load balance, a rede entrar na porta WAN do PFSENSE e o PFsense fazer a distribuição dos IPS para a rede de computadores, através de suas 2 portas LANS (que possuem redes diferentes).
      Observação: Configurei o modem da Vivo como roteador e o load balance TL-R605 como IP dinâmico na Wan.
      E na porta LAN do load balance, a rede funciona sem problemas.
      Acontece que quando conecto o cabo de rede que sai da porta LAN do Load balance para a porta WAN do PFSENSE, simplesmente o PFSENSE não dá rede, não pinga e não conecta.
      Observação: Já configurei a porta WAN do PFSENSE com IP dinâmico e também com IP estático.
      No IP dinâmico, ele até pega o IP da rede do load balance, mas não funciona a rede.
      Mesma coisa vale para o IP dinâmico.
      No painel do PFSENSE, aparece nas entradas
      WAN_PPPOE 187.x.x.x não conectado.

Também já me falaram para :

1. Ir em System-> Routing e excluir o Gateway da LAN.

2. Cadastrar os novos gateways em Advanced e Routing

3. Ir em Interface - LAN e depois ver o gateway. Após ir em SYSTEM - GENERAL SETUP e colocar o dns para o gateway criado.

4. Fazer na lan liberando pacote UDP na porta 53.

5. Desabilitar DNS resolver e Habilitar DNS Forwarder.

6. Restaurar as configurações padrão do PFSENSE (Com prévio backup antes e configurar do zero).

Não testei as opções acima, pois a rede está em produção e dificilmente podemos parar para manutenção.

Mas breve precisarei fazer.

Gostaria de saber se existe mais alguma solução?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • DaddyGoD
        DaddyGo
        last edited by DaddyGo

@des20 said in PFSENSE não conecta com IP dinâmico:

PFSENSE 2.4.0 BETA

Boa tarde,

Isso é uma coisa muito perigosa que você faz.
        Este é um firewall e é perigoso manter esta versão (2.4.0-BETA...???!!! ano 2017).
        Existem muitas desvantagens além de não funcionar como um firewall dessa forma ...

Atualize primeiro, no mínimo para esta versão 2.4.5-p1 ...

Cumps,
        K

+edit:

ou 2.5.0

Cats bury it so they can't see it!
        (You know what I mean if you have a cat)

• D
          Des20
          last edited by Des20

Ele funciona sim, mas esse não é o problema.
          Infelizmente não posso fazer a atualização do PFSENSE com a rede do produção.
          Já possuo o backup dos dados PFSENSE, mas o backup está com essa versão. Se eu atualizar, fizer as alterações e der errado?!
          Configurar o PFSENSE com todas as regras, seria bastante trabalhoso, além de eu ter pouco tempo.
          Por isso, perguntei se existe alguma outra forma de solucionar o problema sem atualizar.

DaddyGoD 1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • DaddyGoD
            DaddyGo @Des20
            last edited by

@des20 said in PFSENSE não conecta com IP dinâmico:

Por isso, perguntei se existe alguma outra forma de solucionar o problema sem atualizar.

Eu não acho que alguém poderia modelar o seu problema, já que ninguém executa esta versão há 4 anos.
            Assim, a ajuda também é impossível.

Com esta versão, eu não dormiria em paz, é como se você não tivesse um firewall.

Reveja quantas vulnerabilidades foram encontradas desde 2017 e tudo isso precisa ser corrigido com atualizações.... 😉

https://cve.mitre.org/

Cats bury it so they can't see it!
            (You know what I mean if you have a cat)

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.