vlan não funciona
-
pfsense 2.5.1 x64
switch Dell Powerconnect 2824
clientes w10
Configurei o meu 1º pfsense, o dhcp, squid estão funcionando ok.
Estou tentando criar vlans , mas não consigo que estas funcionem, não sei mais o que posso fazer para funcionar.
vi este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=l3GNKKt9WMc, mas não consegui fazer com que funcione.
Configurações do pfsense
Configurações do switch
T - Tagged
U - Untagged
Testei colocando a porta 13 como Tagged, não funcionou.
Se au a configuração do PVID na porta 13 como 1, recebe o IP da faixa LAN, se deixo com o nro da vlan (200) não recebe IP, e nem colocando com IP fixo funciona.
regras de fw
Não sei o que estou fazendo de errado.
Alguém poderia me ajudar? -
@rafm782 said in vlan não funciona:
Alguém poderia me ajudar?
Olá,
Bloqueio Bogon na rede interna, porquê?
Citação do Netgate:
"Blocks traffic from reserved IP addresses (but not RFC 1918) or not yet assigned by IANA. Bogons are prefixes that should never appear in the Internet routing table, and so should not appear as the source address in any packets received.
This option should only be used on external interfaces (WANs), it is not necessary on local interfaces and it can potentially block required local traffic.
Note: The update frequency can be changed under System > Advanced, Firewall & NAT settings."+++editar:
Seria também necessário ver as "tag" VLAN...--- por exemplo.........
é... Interface Assignments....
-
@daddygo
O vídeo mencionado estava assim, tentei com a opção desabilitada, não resolveu -
-
@daddygo
Segue as vtags
O psSense está rodando virtualizado, conectado na porta 1
-
@rafm782 said in vlan não funciona:
O psSense está rodando virtualizado, conectado na porta 1
Ok,
Não conheço este switch DELL, mas...
Na Dell, é necessário criar um porto de "trunk" para o nativo VLAN1 / VLAN200 / VLAN400, depois da configuração PVID para os portos de acesso.
Foi assim que o fez?
-
@daddygo said in vlan não funciona:
um
acredito quer seja esta configuração
porta 1 - pfsense
porta 13 - cliente