Perda de pacote
-
Pessoal estou na versão 2.5.2 e tenho 2 Links como FailOver, o 1º Link de 50mb e outro de 10MB. PErcebo que quando meu link principal ta sendo utilizado toda a banda ele começa a perder pacote continuamente até estabilizar novamente.. é normal?
-
@henrissousa said in Perda de pacote:
Pessoal estou na versão 2.5.2 e tenho 2 Links como FailOver, o 1º Link de 50mb e outro de 10MB. PErcebo que quando meu link principal ta sendo utilizado toda a banda ele começa a perder pacote continuamente até estabilizar novamente.. é normal?
Como está observando a perda de pacotes?
É no monitor do pfsense?Assumindo que sim, que seja no monitor do pfsense (dpinger), e que seu IP seja público direto na interface do pfsense.
Note que quando o link está sobrecarregado, o ping utilizado para monitorar o link pode sim ser afetado, e não há muito o que fazer na verdade.
Quando você gerencia os dois lados da conexão (lado local e lado remoto), você pode adicionar prioridades para o ICMP, ou em outros casos até para protocolos dinâmicos de roteamento como BGP por exemplo, para que isso não ocorra.
No entanto, como você só gerencia um lado da conexão, mesmo que priorize o ping que está sendo usado para monitorar a saúde da conexão, nada impede que a resposta do ping (icmp reply) seja descartada antes de chegar ao seu pfsense.
-
@mcury O fato é que meu link ta chegando a 100% de perda de pacote e o problema não ta sendo na provedora de internet. To tendo que reiniciar o pfSense toda vez pra poder reestabelecer a comunicação
-
@mcury O fato é que meu link ta chegando a 100% de perda de pacote e o problema não ta sendo na provedora de internet. To tendo que reiniciar o pfSense toda vez pra poder reestabelecer a comunicação
Como você está observando essa perda?
-
@mcury Pelo Dashboard de Gateways no pfSense:
-
@mcury Pelo Dashboard de Gateways no pfSense:
Não é normal, definitivamente não é.
Isso só ocorre quando utiliza 100% do link ?
Você observa algum tipo de degradação no uso de outras aplicações ? -
@mcury acabei de olhar nos logs e a perda de pacote ocorreu sem estar utilizando toda a banda. Pra ser sincero, em 3 semanas ocorreu isso 3 vezes e não to conseguindo descobrir o problema... help please!!
-
Eu percebo que na aba "Erros Fora" cresce continuamente..
-
Eu tentaria fazer um teste bem simples..
Dependendo da provedora de Internet, deve ter um modem por aí, não sei se esse é o caso aí na sua conexão.
Conecta o computador direto no modem e testa essa conexão, da um ping -t para um monte de lugares diferentes, ao mesmo tempo, começa teste de velocidade, faz download e vê o comportamento..
Dessa maneira, você confirma que o problema tá na provedora, ou no pfsense..
-
@mcury Eu já fiz o teste direto no meu notebook, coloco o ip e gateway da provedora e o notebook navega tranquilamente, faço teste de velocidade e tudo! Não sei o que pode estar acontecendo... Essa WAN está na placa de rede da minha placa mãe, to começando a suspeitar dela.. Meu Hardware é o seguinte: Core i3 8100 - 8GB de ram e 1TB de hd e 2 placas de rede PCI e uma da placa mãe
-
@mcury Eu já fiz o teste direto no meu notebook, coloco o ip e gateway da provedora e o notebook navega tranquilamente, faço teste de velocidade e tudo! Não sei o que pode estar acontecendo... Essa WAN está na placa de rede da minha placa mãe, to começando a suspeitar dela.. Meu Hardware é o seguinte: Core i3 8100 - 8GB de ram e 1TB de hd e 2 placas de rede PCI e uma da placa mãe
Se a placa de rede for Realtek, tenta fazer isso e confirma se resolve o problema, desabilita o hardware checksum offload.
Depois dessa alteração, é recomendado fazer um reboot no pfsense, mas nem sempre é necessário.Se não surtir efeito, desfaça o procedimento.
Edit: Não acontece apenas com Realtek, mas algumas vezes também com Via Rhine, alguns específicos Intel fxp chips e também virtualizados/emulados em alguns hypervisors, especialmente aqueles que usam VirtIO.
O problema também pode se manifestar quando uma conexão PPPoE estabele um login e deixa a interface UP, mas não passa tráfego, esse não parece ser o seu caso pelo que você disse até agora.
https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/troubleshooting/packet-loss.html
-
-
É realtek.. tenta o procedimento e volta aqui para dizer se resolveu..
Se não resolver, a gente tenta outra coisa, mas eu primeiramente verificaria o cabo que conecta o modem ao pfsense, de repente apenas troca-lo já resolveria seu problema..
-
@mcury Tem algum problema eu conectar o cabo direto do PoE da provedora na minha placa de rede?
-
@mcury Tem algum problema eu conectar o cabo direto do PoE da provedora na minha placa de rede?
Uma coisa de cada vez, testa o que eu sugeri primeiro..
-
@mcury Só perguntei porque hoje está dessa forma
-
@mcury Então vou marcar a opção no pfSense e trocar o cabo de rede... Obrigado por enquanto mano!!!
-
@mcury Então vou marcar a opção no pfSense e trocar o cabo de rede... Obrigado por enquanto mano!!!
De nada, precisando volte e a gente tenta outra coisa..
Algumas sugestões que podem te ajudar no futuro quando o assunto é PPPoE:
https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/interfaces/ppp.html
Nesse link está incluído algumas coisas sobre MTU e MSS, que de repente você precise ajustar, mas isso seria o último passo que eu seguiria..