Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Perda de pacote

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    18 Posts 2 Posters 2.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • H
      henrissousa
      last edited by

Pessoal estou na versão 2.5.2 e tenho 2 Links como FailOver, o 1º Link de 50mb e outro de 10MB. PErcebo que quando meu link principal ta sendo utilizado toda a banda ele começa a perder pacote continuamente até estabilizar novamente.. é normal?

M 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mcury @henrissousa
        last edited by

@henrissousa said in Perda de pacote:

Pessoal estou na versão 2.5.2 e tenho 2 Links como FailOver, o 1º Link de 50mb e outro de 10MB. PErcebo que quando meu link principal ta sendo utilizado toda a banda ele começa a perder pacote continuamente até estabilizar novamente.. é normal?

Como está observando a perda de pacotes?
        É no monitor do pfsense?

Assumindo que sim, que seja no monitor do pfsense (dpinger), e que seu IP seja público direto na interface do pfsense.

Note que quando o link está sobrecarregado, o ping utilizado para monitorar o link pode sim ser afetado, e não há muito o que fazer na verdade.

Quando você gerencia os dois lados da conexão (lado local e lado remoto), você pode adicionar prioridades para o ICMP, ou em outros casos até para protocolos dinâmicos de roteamento como BGP por exemplo, para que isso não ocorra.

No entanto, como você só gerencia um lado da conexão, mesmo que priorize o ping que está sendo usado para monitorar a saúde da conexão, nada impede que a resposta do ping (icmp reply) seja descartada antes de chegar ao seu pfsense.

dead on arrival, nowhere to be found.

H 1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • H
          henrissousa @mcury
          last edited by

@mcury O fato é que meu link ta chegando a 100% de perda de pacote e o problema não ta sendo na provedora de internet. To tendo que reiniciar o pfSense toda vez pra poder reestabelecer a comunicação

• M
            mcury @henrissousa
            last edited by

@mcury O fato é que meu link ta chegando a 100% de perda de pacote e o problema não ta sendo na provedora de internet. To tendo que reiniciar o pfSense toda vez pra poder reestabelecer a comunicação

Como você está observando essa perda?

• H
              henrissousa @mcury
              last edited by

@mcury Pelo Dashboard de Gateways no pfSense:
              764663dc-50da-492d-a0cd-d260e984738b-image.png

• M
                mcury @henrissousa
                last edited by

@mcury Pelo Dashboard de Gateways no pfSense:
                764663dc-50da-492d-a0cd-d260e984738b-image.png

Não é normal, definitivamente não é.

Isso só ocorre quando utiliza 100% do link ?
                Você observa algum tipo de degradação no uso de outras aplicações ?

• H
                  henrissousa @mcury
                  last edited by

@mcury acabei de olhar nos logs e a perda de pacote ocorreu sem estar utilizando toda a banda. Pra ser sincero, em 3 semanas ocorreu isso 3 vezes e não to conseguindo descobrir o problema... help please!!

• H
                    henrissousa
                    last edited by

Eu percebo que na aba "Erros Fora" cresce continuamente..

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                    • M
                      mcury @henrissousa
                      last edited by

Eu tentaria fazer um teste bem simples..

Dependendo da provedora de Internet, deve ter um modem por aí, não sei se esse é o caso aí na sua conexão.

Conecta o computador direto no modem e testa essa conexão, da um ping -t para um monte de lugares diferentes, ao mesmo tempo, começa teste de velocidade, faz download e vê o comportamento..

Dessa maneira, você confirma que o problema tá na provedora, ou no pfsense..

• H
                        henrissousa @mcury
                        last edited by

@mcury Eu já fiz o teste direto no meu notebook, coloco o ip e gateway da provedora e o notebook navega tranquilamente, faço teste de velocidade e tudo! Não sei o que pode estar acontecendo... Essa WAN está na placa de rede da minha placa mãe, to começando a suspeitar dela.. Meu Hardware é o seguinte: Core i3 8100 - 8GB de ram e 1TB de hd e 2 placas de rede PCI e uma da placa mãe

• M
                          mcury @henrissousa
                          last edited by mcury

@mcury Eu já fiz o teste direto no meu notebook, coloco o ip e gateway da provedora e o notebook navega tranquilamente, faço teste de velocidade e tudo! Não sei o que pode estar acontecendo... Essa WAN está na placa de rede da minha placa mãe, to começando a suspeitar dela.. Meu Hardware é o seguinte: Core i3 8100 - 8GB de ram e 1TB de hd e 2 placas de rede PCI e uma da placa mãe

Se a placa de rede for Realtek, tenta fazer isso e confirma se resolve o problema, desabilita o hardware checksum offload.
                          Depois dessa alteração, é recomendado fazer um reboot no pfsense, mas nem sempre é necessário.

Se não surtir efeito, desfaça o procedimento.

a4fe8cd2-90e8-4d36-b163-44b6a19b0b1a-image.png

e09e04ca-b95b-490d-8724-e4afb9a4d6d2-image.png

Edit: Não acontece apenas com Realtek, mas algumas vezes também com Via Rhine, alguns específicos Intel fxp chips e também virtualizados/emulados em alguns hypervisors, especialmente aqueles que usam VirtIO.

O problema também pode se manifestar quando uma conexão PPPoE estabele um login e deixa a interface UP, mas não passa tráfego, esse não parece ser o seu caso pelo que você disse até agora.

https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/troubleshooting/packet-loss.html

• H
                            henrissousa @mcury
                            last edited by

@mcury b526c99c-50c6-4986-93aa-905e0d4f7abf-image.png

• M
                              mcury @henrissousa
                              last edited by

É realtek.. tenta o procedimento e volta aqui para dizer se resolveu..

Se não resolver, a gente tenta outra coisa, mas eu primeiramente verificaria o cabo que conecta o modem ao pfsense, de repente apenas troca-lo já resolveria seu problema..

• H
                                henrissousa @mcury
                                last edited by

@mcury Tem algum problema eu conectar o cabo direto do PoE da provedora na minha placa de rede?

• M
                                  mcury @henrissousa
                                  last edited by

@mcury Tem algum problema eu conectar o cabo direto do PoE da provedora na minha placa de rede?

Uma coisa de cada vez, testa o que eu sugeri primeiro..

H 2 Replies Last reply Reply Quote 0
                                  • H
                                    henrissousa @mcury
                                    last edited by

@mcury Só perguntei porque hoje está dessa forma

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                    • H
                                      henrissousa @mcury
                                      last edited by

@mcury Então vou marcar a opção no pfSense e trocar o cabo de rede... Obrigado por enquanto mano!!!

• M
                                        mcury @henrissousa
                                        last edited by mcury

@mcury Então vou marcar a opção no pfSense e trocar o cabo de rede... Obrigado por enquanto mano!!!

De nada, precisando volte e a gente tenta outra coisa..

Algumas sugestões que podem te ajudar no futuro quando o assunto é PPPoE:

https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/interfaces/ppp.html

Nesse link está incluído algumas coisas sobre MTU e MSS, que de repente você precise ajustar, mas isso seria o último passo que eu seguiria..

1 Reply Last reply Reply Quote 1
                                        • First post
                                          Last post
                                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.