Imprimir com VLANS não funciona
-
Primeiro passo é liberar onde o trafego de origina.
-
@ismarcs said in Imprimir com VLANS não funciona:
Primeiro passo é liberar onde o trafego de origina.
Criei esta regra na Vlan200 para liberar o tráfego da vlan para i IP da Impressora.
E esta regra na LAN
Seria necessário qual configuração a mais.
-
@rafm782 partindo da VLAN200, consegue pingar a impressora ?
-
-
@rafm782 Basicamente é isso.
-
@ismarcs
Não entendi.
Eu consigo pingar mas não consigo utilizar as impressoras, seja a matricial ou a multifuncional.
Não tenho ideia do que possa ser, imagino que seja necessário mais alguma regra no firewall ou alguma outra configuração. -
@rafm782 No log do pfsense mostra alguma coisa quando tenta imprimir ?
-
A descoberta de impressoras funciona apenas na mesma VLAN.
Ao adicionar as impressoras nos computadores, use a opção de adicionar por IP, e ponha o IP da impressora.Caso queira que a descoberta de impressoras funcione entre as VLANs, será necessário instalar o avahi, mas eu pessoalmente evito o avahi pois não se tem muito controle sobre o que é publicado no mDNS e pode ter serviços que você não queria que sejam vistos por outras VLANs.
Portanto, eu colocaria um IP estático nas impressoras, e as adicionaria por IP nos computadores.
-
@mcury said in Imprimir com VLANS não funciona:
Caso queira que a descoberta de impressoras funcione entre as VLANs, será necessário instalar o avahi, mas eu pessoalmente evito o avahi pois não se tem muito controle sobre o que é publicado no mDNS e pode ter serviços que você não queria que sejam vistos por outras VLANs.
Verifiquei o Log do fw, só msg de ICMP para IPs da Microsoft.
Testei instalar as impressoras com o IP fixo na mesma rede (VLAN 1192.168.0.0/24), mas não resolveu, ao retornar o PC para a VLAN 200 não imprime.
Consigo acessar a webpage de admn do printserver DLINK, mas nada na BROTHER.
Continuo sem ideia do que posso estar fazendo de errado. -
Pelo fato de você conseguir acessar a webpage de admin do printserver dlink e conseguir pingar, significa que o problema não é a VLAN, e pelo que vi nas regras, também está permitindo tudo.
Em relação a impressora Brother, confira se ela tem default gateway configurado.
-
@mcury
Resetei a Brother e ficou como DHCP, o instalador do driver reconheceu, instalou, mas não imprime.
Fogo -
E qual erro que dá?
Vê se isso pode te ajudar:
https://blog.stead.id.au/2021/07/brother-printer-support-iot-vlan.html